Iniciativa promove educação ambiental e destaca pontos turísticos da cidade

Um projeto de sustentabilidade que une reciclagem, educação ambiental e valorização do patrimônio turístico promete mobilizar o público durante a Copa Internacional e Copa do Mundo de Mountain Bike em Araxá, de 28 de março a 12 de abril. O Sicoob Crediara, idealizador da ação, vai distribuir cartões postais colecionáveis com imagens de 10 pontos turísticos, símbolos do município. Para garantir um dos exemplares, o visitante deverá levar uma latinha de refrigerante ou uma garrafa plástica ao estande Welcome, localizado no Complexo do Barreiro, onde acontecem as provas do evento.

A iniciativa propõe um ciclo sustentável que começa com a entrega da latinha e da garrafa plástica para reciclagem e termina com o plantio de árvores. Todo o valor arrecadado com a venda do alumínio e do plástico será revertido para o projeto Guardiões da Semente, que desenvolve ações de educação ambiental e reflorestamento na região.

“Queremos mostrar que pequenas atitudes geram grandes transformações. Ao trocar um reciclável por um cartão postal, o visitante contribui diretamente com um projeto que ensina crianças e jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente”, afirma Dário Pereira de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediara. Segundo Dário, o projeto se conecta com a essência da cooperativa, que tem no desenvolvimento sustentável uma de suas principais bandeiras. “É uma forma de gerar valor para a cidade, incentivar o turismo e, ao mesmo tempo, promover consciência ecológica”, ressalta.

Os cartões, que não estarão à venda, prometem se tornar objetos de desejo entre os participantes do evento. Além de servirem como espaço para autógrafos dos atletas, eles trazem imagens como o entardecer no Parque do Cristo, o Horizonte Perdido, a Igreja Matriz de São Domingos, além de destacar a prática do mountain bike em Araxá.

O prefeito de Araxá, Robson Magela, ressalta que a ação valoriza a imagem do município em um dos maiores eventos esportivos do mundo no segmento. “A Copa do Mundo de Mountain Bike é uma vitrine internacional para Araxá. É gratificante ver que, além do esporte, estamos promovendo nossa cultura, nossa paisagem e, principalmente, a responsabilidade ambiental. A cidade só tem a ganhar com iniciativas que unem turismo, sustentabilidade e educação”, afirma.

Cada reciclável faz a diferença

Para Marcos Carias, supervisor de gestão do quadro social do Sicoob Crediara, a escolha pela latinha como moeda de troca não é aleatória. “O Brasil é líder mundial em reciclagem de alumínio, mas ainda há muito a ser feito para ampliar a conscientização. Cada latinha reciclada evita a extração de novos recursos, economiza energia e ajuda a reduzir os impactos ambientais. O ciclo é virtuoso: quem participa contribui para um meio ambiente mais saudável e para um projeto que forma novos guardiões da natureza”, afirma.

Além das latinhas, será possível fazer a troca também com garrafas plásticas, o que vai retirar da natureza um material de difícil degradação, diminuindo a poluição de solos, rios, lagos e matas.

Guardiões da Semente

O projeto Guardiões da Semente, coordenado pela educadora e escritora Ione Guimarães, tem como foco o resgate dos saberes tradicionais e a conscientização sobre a importância das sementes e da vegetação do cerrado mineiro. As atividades envolvem visitas de escolas ao espaço de campo, onde são realizadas trilhas interpretativas e oficinas de plantio. “Esse projeto vai além da preservação ambiental. Ele resgata uma visão ancestral de respeito à natureza e de conexão com o território. A ação com os cartões postais vai ajudar a manter vivo esse trabalho, que planta não só árvores, mas também conhecimento”, destaca Ione.

Ação integrada

O projeto do Sicoob Crediara conta com a parceria do estande Welcome, da embaixadora da Copa, Jane Porfírio, da Prefeitura de Araxá, Acauã Estates Coffee, Região do Cerrado Mineiro e da marca de roupas esportivas Free Force; além da organização nacional e internacional da Copa do Mundo de Mountain Bike. Ao todo, são 10 modelos de postais, cada um retratando uma paisagem ou ícone arquitetônico do município. O acesso à coleção completa dependerá da participação ativa dos visitantes na troca de latinhas.

“Nosso convite é para que todos venham conhecer Araxá, desfrutar do evento e participar de um movimento que deixa um legado real para a cidade”, resume Dário.

Comentários estão encerrados