Na terça-feira, dia 04 de janeiro, o 37º Batalhão de Polícia Militar lançou nos 12 municípios de sua área de atuação a Operação Férias Seguras 2022, como estratégia de prevenção aos crimes contra o patrimônio durante o período de férias. Em Araxá, o lançamento da operação aconteceu no Calçadão da Avenida Antônio Carlos, às 14 horas.

Em todo o Estado de Minas Gerais, a operação em destaque apresenta foco preventivo, tendo como objetivo oferecer uma maior proteção ao patrimônio das pessoas que se ausentam de suas residências em virtude das viagens decorrentes do período de férias.

O desenvolvimento de ações preventivas, envolvem ainda a fiscalização de trânsito rodoviário nas rodovias estaduais e federais delegadas, com o objetivo de prevenir acidentes, haja vista o aumento considerável no fluxo de veículos no período, bem como o reforço de policiamento de meio ambiente nas áreas de preservação ambiental, parques e sítios, locais mormente utilizados para o lazer de turistas e pousada de pessoas neste período.

Deste modo, a Polícia Militar dá dicas de como se proteger neste período:

– O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente de sua confiança para visitar diariamente o imóvel, recolher as correspondências e verificar movimentos estranhos de pessoas rondando-a.

– Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.

– Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo;

– Carregue suas bolsas firmemente entre o braço e o corpo.

– É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa.

– Suspenda a entrega de jornais.

– Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de bancos.

– No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.

– Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança.

– Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá evidenciar a saída dos moradores; e reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares.

C/ PMMG

Comentários estão encerrados