A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu a solenidade de abertura do projeto “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: Por um Novo Propósito”. O lançamento ocorreu solenidade realizada na quinta-feira, dia 2, no Teatro Municipal Maximiliano Rocha. Durante o evento, a PC celebrou parcerias com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e a Prefeitura de Araxá, bem como a apresentação da iniciativa às instituições que atuam na proteção da mulher.

O projeto tem como objetivos romper o ciclo da violência, reduzir a reincidência de violações, além de criar a consciência de responsabilização e a mudança do padrão de comportamento do autor, construído culturalmente. “Por um Novo Propósito” conta com o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos demais órgãos sociais do município.

A proposta do projeto consiste na realização de encontros semanais com os agressores. As reuniões terão duração de duas horas, tendo como parâmetro a metodologia de rodas de conversa, com desenvolvimento de dinâmicas e reflexões sobre diversos temas, como machismo, igualdade de gênero, possessividade, ciúmes, relacionamento abusivo, relações familiares, álcool e drogas, comunicação não violenta, entre outros.

Entenda

Em 2021, a Delegacia de Orientação e Proteção à Família em Araxá, buscando reduzir os índices de reincidência de violência doméstica na cidade, deu início ao projeto-piloto “Por um Novo Propósito”, voltado para agressores, por meio de rodas de conversa psicoeducativas que disseminaram valores éticos de respeito à dignidade da pessoa humana com a perspectiva de gênero, conforme previsto nas medidas integradas da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Devido ao bom resultado alcançado, em abril deste ano, foi firmada parceria com o Consep e a Prefeitura de Araxá para dar continuidade às ações desenvolvidas pelo projeto-piloto da PCMG.

Comentários estão encerrados