No sábado, dia 29, por volta das 12 horas, a Polícia Militar foi acionada a comparecer no bairro São Pedro, onde uma vítima relatou que estava trabalhando quando foi chamada por volta das 10h30min para atender alguém no telefone do estabelecimento. Ao atender, o autor pediu para que ela passasse o número do celular do local, porém ao dizer que o estabelecimento não possuía número de celular, o autor pediu o número do telefone celular da vítima, a qual repassou. Em seguida, o autor desligou o telefone e ligou no celular da vítima, sendo a chamada originada do DDD 021, oriundo do estado do Rio de Janeiro. Durante a ligação, o autor proferiu diversas ameaças à vítima e solicitou o dinheiro do caixa do estabelecimento, sendo repassadas as contas bancárias onde a vítima depositaria os valores. Diante das ameaças, a vítima se deslocou até uma lotérica e ainda em contato telefônico com o autor, realizou os depósitos e recargas de celular solicitadas. Somente após retornar ao estabelecimento e verificar que o autor havia encerrado a ligação, a vítima contou sobre o ocorrido aos demais funcionários e acionou a Polícia Militar. A ligação do autor, oriunda do Rio de Janeiro, possivelmente é proveniente de algum presídio daquela localidade e trata-se de uma modalidade de golpe.
DICAS PMMG:
Todo cidadão deve tomar cuidado com pessoas que fazem contato residencial por telefone, oferecem vantagens e pedem informações pessoais ou de cartões bancários. Em alguns casos, o interlocutor chega a exigir resgate, em troca da libertação de familiares. Antes de tomar qualquer decisão, a pessoa deve acionar a PM, pelo número 190. Deve, também, observar as seguintes dicas:
– Não forneça dados pessoais por telefone, Internet e outros meios de comunicação;
– Não dê informações sobre seus hábitos, e rotinas de sua família – local e horário de trabalho, colégio onde estuda;
– Recomende a familiares e funcionários para não repassarem informações para estranhos, inclusive números de telefone;
– No caso de pedido de resgate, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico, a fim de confirmar a situação. Se for confirmado, acione a polícia;
– Não combine encontros, acordos e nem efetue pagamentos;
– Não adquira produtos, como cartões telefônicos;
– Os golpistas, muitas vezes, se passam por profissionais de empresas prestadoras de serviços, por policiais, funcionários de hospitais, emissoras de televisão e chegam a usar nome de empresas famosas, na tentativa de conseguir seu intento;
– Ao ser informado sobre possíveis acidentes, mortes e sequestro de familiares, mantenha a calma, não forneça nenhum dado, principalmente bancários;
– Nunca forneça a senha para supostos funcionários de agências bancárias;
– Caso seja vítima de algum golpe, mantenha a calma, ligue para a polícia e registre a ocorrência.
C/ Ascom/PM