Mais de 1,5 mil pequenos negócios das regiões Noroeste e Alto Paranaíba fecham suas portas entre janeiro e abril deste ano. Restaurantes, comércio varejista, serviço de publicidade e cabelereiros foram os segmentos que tiveram o maior número de estabelecimentos que encerraram suas atividades neste período, de acordo com um levantamento do Sebrae Minas com base nos dados da Jucemg.

Diante do cenário de incerteza provocado pela pandemia, muitos pequenos negócios não conseguiram se manter no mercado após constantes quedas no faturamento e dificuldades na gestão e nas finanças do negócio. Pensando nisso, o Sebrae Minas vai intensificar os atendimentos aos mais de 74 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE) das regiões que incluem 50 cidades.

Até julho será reforçada a campanha ‘Estamos Com Você, Empreendedor’. Neste período, serão oferecidas capacitações como palestras e cursos, além de consultorias individualizadas para auxiliar os empreendedores diante de tantos desafios. Também será disponibilizado um material exclusivo e gratuito para pequenos negócios sobre gestão, marketing, finanças e legislação. Os interessados em participar dessa campanha e receber um atendimento personalizado gratuito poderão se inscrever pelo link: https://oferta.sebraemg.com.br/precisou-procure-o-sebrae-minas.

“Queremos apoiar os empreendedores neste momento tão difícil e mostrar que eles não estão sozinhos. Vamos oferecer toda a expertise do Sebrae Minas para fortalecer a gestão dos pequenos negócios e mantê-los vivos no mercado. Sabemos das dificuldades e estamos prontos para ajudá-los”, afirma a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.

Apoio aos pequenos negócios

A campanha ‘Estamos Com Você, Empreendedor’ está entre as ações do Sebrae Minas para apoiar os pequenos negócios das regiões Noroeste e Alto Paranaíba. Em 2020, outras iniciativas como Plano de Retomada dos Negócios, capacitou mais de 500 empresas de oito municípios da região (Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Unaí, Carmo do Paranaíba, João Pinheiro, Monte Carmelo e Três Marias) que participaram de consultorias em remodelagem dos negócios, gestão financeira, inovação, vendas, marketing digital e acesso a crédito.

A empresária Paula Pena Naves, proprietária da Vera Salles Emporium, em Monte Carmelo, foi uma das participantes da ação. Com mais de 30 anos no mercado, a tradicional loja de artigos femininos, masculinos, presentes e decoração sofreu os impactos causados pelo isolamento social e o fechamento do comércio. Localizado na avenida principal da cidade, o estabelecimento registrou nos três primeiros meses da pandemia o menor faturamento da sua história. “Achávamos que conseguiríamos superar, mas a realidade se mostrou mais dura que podíamos imaginar”, justifica a empreendedora.

A princípio, Paula não sabia que caminho seguir e ficou preocupada com o futuro do negócio, que empregava oito funcionários. “Estávamos perdidos. Eu acreditava que era preciso investir em presença digital, mas não sabia como fazer. Foi então que apareceu o Sebrae Minas”, afirma.

Depois de participar das consultorias, a empreendedora percebeu que para superar a crise e manter a empresa funcionando precisaria de novas estratégias. Foi assim que, com o apoio do Sebrae Minas, reestruturou o negócio, organizou as finanças, mudou a logomarca e passou a vender pela internet. “A consultoria oferecida pelo Sebrae Minas me fez repensar todo o negócio, principalmente, a gestão financeira. Passamos também a ter uma forte presença no Instagram e fazer lives para aumentar as vendas. Em pouco tempo saltamos de mil seguidores para quase 7 mil”, comemora a empresária que viu seu faturamento crescer 30% em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.

C/ Sebrae

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