Minas recebe o Retiro Malabarístico, um festival de circo completo que contará com 45 ações artísticas

Entre os dias 01 e 05 de maio de 2024, em Araxá, interior de Minas Gerais, acontecerá um dos maiores eventos de circo do Brasil. No pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, a programação, dividida em cinco dias, oferecerá 45 ações artísticas entre oficinas e atividades para capacitação de artistas, oficinas para a população em geral, espetáculos totalmente gratuitos, apresentações musicais acompanhadas de performances artísticas e cortejo circense pelas ruas do município.

A programação destinada a capacitação de artistas, professores e arte-educadores, contará com uma equipe de mais de 20 oficineiros trazendo aos participantes uma diversidade de técnicas circenses.

Entre as atividades formativas oferecidas, a alemã Anni Küpper estará presente com as oficinas de Pesquisa Criativa e Técnica de Manipulação de Claves; Sylvia Rosat da Suíça com Manipulação de Chicotes e Manipulação de Laços; Artur Faleiros com a oficina de Pensamento Criativo: Ferramentas de Improviso, Composição e Dramaturgia; e Mano a Mano com a oficina Mão a Mão.

As inscrições estão abertas para artistas de todo Brasil. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo site www.retiromalabaristico.com. O valor do passaporte é de R$300,00 incluindo três refeições diárias, camping, acesso a todas oficinas, espetáculo especial somente para inscritos e noite temática de confraternização com DJ.

Pensando nos residentes de Araxá, a organização preparou oficinas totalmente gratuitas que contemplam diferentes públicos da cidade: crianças, adultos e idosos. A reservar da vaga pode ser realizada também pelo site do Retiro Malabarístico, a partir de 1º de abril de 2024.

Além das oficinas, haverá apresentação de espetáculos gratuitos aberto ao público geral na Fundação Cultural e os horários serão divulgados pelo site, rede social do evento e mídia local.

O Retiro Malabarístico, ao proporcionar produtos artísticos à população local, visa movimentar a região com turistas. De acordo com Guilherme Faveri, idealizador e diretor geral do evento “A realização do Retiro Malabarístico prevê movimentar a região com programação cultural e artística, na promoção de oficinas e espetáculos gratuitos para a população, mas também promover o turismo cultural para a região, proporcionando geração de renda durante os dias de evento”. Espera-se atingir um público de mais de 20 mil pessoas nos cinco dias de evento.

Este evento é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, conta com a parceria de Arlequins Produções Artísticas e com os apoios da Prefeitura da Araxá e a Fundação Cultural Calmon Barreto.

Comentários estão encerrados