A Polícia Milita realizou na quarta dia 7, a prisão de dois indivíduos em Patrocínio. Eles são acusados de estarem aplicando golpes em idosos ao se passarem por servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os criminosos, de acordo com a PM, utilizavam crachás e vestimentas com identificação visual do IBGE para ganhar a confiança das vítimas. Os autores são um do sexo masculino de 26 anos e um do sexo feminino de 19 anos. As informações são do Portal Gazeta PTC.
Após cruzamento de informações obtidas em ocorrências policiais e inteligência policial, os autores foram localizados e presos. Eles vinham sendo rastreados por praticar crimes de estelionato em diversas cidades do estado. Ainda de acordo com o post, foram identificados golpes em Varginha, Lavras e Três Pontas.

O modus operandi consistia em abordar idosos em suas residências sob o pretexto de atualização cadastral ou participação no Censo do IBGE. Durante a abordagem, fotografavam os rostos das vítimas e solicitavam dados pessoais. Em posse dessas informações, os criminosos abriam contas bancárias digitais e contratavam empréstimos em nome das vítimas, efetuando posteriormente transações financeiras indevidas.
Somando os valores já confirmados, os golpes causaram um prejuízo superior a R$ 124 mil, podendo esse montante aumentar com a identificação de novas vítimas.
A Polícia Militar alerta a população, especialmente os idosos, para não fornecer informações pessoais ou permitir fotografias durante visitas domiciliares de desconhecidos, mesmo que uniformizados. Em caso de dúvida, acione imediatamente a PM pelo telefone 190.
Vítimas que ainda não registraram ocorrência e que caíram nesse golpe devem procurar a unidade policial mais próxima o quanto antes, para evitar maiores prejuízos e contribuir com as investigações.
C/ PMMG