A Câmara Municipal de Araxá sediou, na segunda-feira (30), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025, reunindo estudantes do ensino médio para um exercício prático de cidadania, protagonismo juvenil e participação política. Com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, a iniciativa convidou os adolescentes a refletirem sobre o acesso à arte, cultura e identidade como direitos fundamentais.
A abertura contou com a presença do coordenador local do projeto, vereador João Paulo da Filomena, do presidente da Casa, vereador Raphael Rios, dos vereadores Cesar Garrado, Rodrigo do Comercial Aeroporto, professor Jales, do vice-prefeito Bosco Junior e de outros membros do Executivo Municipal, além de representantes dos conselhos municipais e pais dos alunos envolvidos no projeto.
Durante a plenária, os estudantes apresentaram propostas relacionadas ao tema e participaram ativamente de debates e votações. As cinco propostas mais votadas representarão o município na Etapa Regional, marcada para o dia 12 de agosto, em Uberlândia.
Participaram da plenária os estudantes:
Amanda Pereira Silva
Ana Clara Prado Botelho
Eduarda Teixeira Costa
Elouise Michelle Ferreira Pereira
Henrique Dumont Guimarães
Luis Guilherme Oliveira da Silva
Luiza Pedrina Guimarães
Pricylah Toledo Costa de Siqueira
Richard Caiow Silva Vasconcelos
Tuanne Mariana de P. e Silva
Vinicius de Godoi Nogueira
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com Câmaras Municipais e instituições de ensino, que estimula o engajamento político de adolescentes e jovens, formando cidadãos mais conscientes e participativos.