A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) realizam em todo o Estado a Operação “Verde Minas” que tem por objetivo a prevenção às queimadas em todo estado de Minas Gerais e prisão dos criminosos envolvidos em atividades ilegais de queimadas e incêndios. A PMMG informa que serão empregados aproximadamente 900 policiais militares do batalhão de Meio Ambiente, além de agentes da SEMAD, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e outros órgãos. Em 2024, 47 pessoas já foram presas pelo cometimento de crimes ao Meio Ambiente, em todo o Estado.
Por meio de monitoramento diário pelas equipes de Inteligência, com utilização de imagens em tempo real via satélite, numa parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da previsão de riscos através da ferramenta FCA (Fumaça de Coluna Atmosférica) e Disque Denúncia Unificado (DDU), serão desencadeadas diversas operações preventivas e repressivas, além de eventuais prisões baseadas no Art. 41 da Lei Crimes Ambientais e atuação administrativa em conjunto com a SEMAD.
De acordo com o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, além das operações, serão realizadas campanhas educativas e palestras para promover a conscientização sobre os riscos e danos decorrentes dos incêndios florestais e das queimadas irregulares em áreas urbanas e rurais, bem como em unidades de conservação, estações e parques ecológicos, reservas ambientais e outros.
“O mês de setembro é, historicamente, o período mais seco. Estamos com cidades que não chove há mais de 100 dias. Por isso, estamos intensificando as campanhas educativas, inclusive em escolas, porque os jovens serão a sociedade de amanhã que terão a responsabilidade de evitar esses incêndios”, frisou o tenente-coronel Eduardo.