A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) apresentaram, na quarta-feira (14/4), novos resultados da operação Malebolge, iniciada em agosto de 2020. A nova fase dos trabalhos, que conta com a colaboração premiada, resultou na devolução de R$ 3 milhões à Prefeitura Municipal de Araxá.
O delegado Renato de Alcino contou que três pessoas investigadas participaram da colaboração premiada, por meio da indicação de pessoas, entrega de documentos e informações sobre o esquema criminoso. Em troca, elas recebem alguns benefícios processuais, como a redução de pena.
Por meio da operação Malebolge, foram desarticulados esquemas criminosos responsáveis por fraudes em contratos entre o Executivo e empresários da cidade. Investigações apontam crimes de desvio e lavagem de dinheiro no âmbito da administração pública. Várias etapas da operação já foram realizadas, resultando em prisões e apreensões de materiais diversos de interesse investigativo. Os trabalhos prosseguem.
C/ PCMG