O sistema de saúde pública de Minas Gerais já atendeu 721 pacientes internados por suspeita de coronavírus desde o início deste ano. Destes, 369 já tiveram alta e 352 permanecem em unidades hospitalares em todo o Estado, segundo informações do secretário-adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral.

Minas tem, hoje, uma taxa de ocupação de 3% por suspeita de coronavírus em leitos públicos para atendimento de casos de alta complexidade. São 2013 leitos de UTI e 66 pessoas ainda internadas. Vinte e um pacientes já tiveram alta desses espaços.

Já nos leitos clínicos, onde são tratados pacientes com sintomas menos graves, a taxa de ocupação é de 2%, com 286 pessoas internadas em 11.625 leitos disponíveis.

A Secretaria de Estado de Saúde não informou quantos desses 721 pacientes tiveram teste positivo para a Covid-19. Minas tem, dados de quinta-feira (2), 370 casos e quatro óbitos confirmados; e 55 mortes e 39.084 notificações em investigação.

Na coletiva, Cabral reiterou a importância de a população continuar a seguir as medidas de isolamento para que a curva de contaminação não volte a subir e sobrecarregue o sistema de saúde. “O que pedimos é que a sociedade tenha cautela”.

Sistema de saúde

Em uma audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde de quinta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, comemorou a eficácia das medidas de isolamento impostas pelo governo de Minas, que reduziu pela metade a projeção de internações no pico da epidemia no Estado. Antes com previsão de 14 mil casos em 6 de abril, o ponto alto de contaminação em Minas deve acontecer no dia 27 de abril, mas com 7 mil casos.

Outra previsão otimista da SES-MG é a de que as regionais mineiras terão picos de casos em momentos distintos. “Se isso se concretizar, do ponto de vista assistencial para o Estado, seria uma grande coisa, isso permitiria que a capacidade assistencial migrasse de região para região ou que as pessoas acometidas pudessem migrar para obter a qualidade assistencial adequada”, informou Amaral.

C/ Estado de Minas

Comentários estão encerrados