Minas Gerais já registrou 41 óbitos em decorrência do novo coronavírus desde o aparecimento do primeiro caso no Estado, há mais de um mês. Até esse domingo (19), o número de mortes pela doença era 39 mas, de um dia para o outro, os municípios de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, e Extrema, na região Sul, confirmaram óbitos de pacientes que haviam sido infectados pelo coronavírus.

As mortes notificadas pelas prefeituras de Varzelândia, na região Norte, e Morro da Garça, na Central, entre sábado (18) e domingo ainda não aparecem no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), assim como a de Araxá, cuja versão mais atualizada foi publicada na manhã desta segunda-feira (20). Segundo o relatório do órgão estadual, outras 71 mortes são investigadas para a doença em Minas Gerais, que já tem 1.189 casos confirmados da Covid-19.

Belo Horizonte permanece como o município com maior número de casos, tendo 452 moradores diagnosticados com a doença – no domingo, eram 12 casos a menos que nesta segunda-feira. Além disso, a capital também concentra o maior número de óbitos em função da infecção se comparada com os outros municípios. Oito moradores de BH morreram após serem contaminados pelo coronavírus.

Logo atrás, com a segunda maior concentração de casos em Minas Gerais, está Juiz de Fora, na Zona da Mata. São 93 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 na cidade, que também registrou dois óbitos confirmados para o vírus. Apesar de aparecer apenas como terceira cidade com maior número de casos, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a segunda com maior número de óbitos. Quatro pessoas morreram no municípios depois de contraírem o coronavírus, sendo que por lá há 67 pacientes diagnosticados.

Vinte e seis cidades de Minas Gerais, ao todo, registraram mortes para a doença e, de acordo com a SES-MG, 85% dos casos que acabaram evoluindo para óbito aconteceram em pacientes que já possuíam comorbidades anteriores. Dos 41 confirmados, segundo a pasta, apenas seis aconteceram em pacientes saudáveis. Entre os fatores de risco mais frequentes entre essas pessoas estão hipertensão, diabetes e doenças do coração.

Além disso, as mortes são mais frequentes entre aquelas que têm idade acima de 60 anos. Sete casos dos 41, apenas, não aconteceram nessa faixa etária. Relatório aponta que cinco pacientes com idades entre 40 e 59 anos morreram após contraírem o coronavírus, o mesmo ocorreu com duas pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Não há registros de mortes em decorrência da Covid-19 em bebês, crianças ou adolescentes com até 19 anos em Minas Gerais.

Confira os números do Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde. ACESSE AQUI…

C/ O TEMPO

Comentários estão encerrados