Antes do início da Reunião Ordinária de terça-feira (02), a Casa da Cidadania recebeu a secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, em Audiência Pública para esclarecimentos a respeito da pandemia do Corona Vírus. A sessão foi solicitada pelos vereadores Raphael Rios (Cidadania) e Robson Magela (Cidadania), sendo presidida pelo vice-presidente, vereador Fárley Cabeleireiro (Republicanos).

Respeitando orientações dos órgãos de saúde, as reuniões não contaram com a participação do público externo, mas puderam ser acompanhadas ao vivo no canal da Câmara no YouTube. O material segue disponível no canal, na íntegra.

Todos os vereadores apresentaram questionamentos e sugestões. De acordo com a secretária, não há subnotificações de casos positivos em Araxá, sendo montada uma estrutura abrangente com equipes de monitoramento, orientação e atendimento, com controle dos dados coletados e divulgação de segunda a sexta no Boletim Epidemiológico.

A Secretaria de Saúde tem em seu estoque 3 mil testes rápidos. Já foram realizados pouco mais de 1 mil testes na cidade, além de outros 900 exames PCR. Alguns lotes de testes rápidos foram doados pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Diane esclareceu que a não liberação de determinados seguimentos para o funcionamento tradicional é baseada em estudos técnicos, mas que o Comitê de Enfrentamento segue aberto à revisão de sugestões dos seus representantes.

Algumas demandas permanecem em constante avaliação: reabertura de Igrejas e Academias; horário para funcionamento de comércio, bares e restaurantes; controle de fluxo de usuários no transporte público e novas estratégias dos canais de comunicação da Prefeitura. Dependendo dos índices de contágio, Araxá está apta a disponibilizar até 100 leitos de UTI, considerando os quatro hospitais existentes no município. De acordo com o último Boletim, 141 casos e 3 óbitos foram confirmados.

Comentários estão encerrados