O plenário vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu na quarta-feira (8) uma Audiência Pública para conhecer a realidade da produção do setor agrícola de Araxá e seu papel na economia local e regional. A reunião foi uma solicitação do vereador João Veras e contou com a participação de agricultores, representantes de associações, professores, autoridades, vereadores, comunidade e imprensa.
João Veras é presidente da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Planejamento Ambiental Urbano e Rural da Câmara Municipal de Araxá e já atuou no Ministério da Agricultura, no departamento de comercialização de produtos agrícolas, na função de Técnico de Produtos, entre os anos de 1982 e 2001.
Além de João Veras, fizeram parte da mesa de honra o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão Arnildo Antônio de Moraes, Jairinho Borges – superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura e o professor do Uniaraxá e também representante da Secretaria Municipal de Agricultura – Diogo Gonçalves.
Arnildo destacou o perfil agrícola do município de Araxá e mencionou que não existe competência municipal com relação aos impostos provenientes da agricultura.
Murilo Alencar e Silvia Passos, extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, falaram sobre a história da instituição, a importância do crédito rural, a introdução de novas tecnologias e políticas públicas para incentivar o setor, principalmente a agricultura familiar. Eles destacaram também o queijo minas artesanal e o iogurte como produtos agroindustriais de destaque no município.
Os presidentes de Associações Regionais de meliponicultores, cafeicultores e hortifrutigranjeiros apresentaram o trabalho das instituições e falaram da importância dessas culturas para a cidade.
Diogo Gonçalves é Professor do Uniaraxá e falou representando o curso de agronomia da instituição e a Secretaria Municipal da Agricultura. Em se tratando da agricultura em Araxá, ele destacou as grandes empresas de batata, que colocam Araxá no mapa global de produção e industrialização do tubérculo, armazéns de grãos que são exportados ou destinados à indústria de ração, além da produção de café de excelente qualidade, eucalipto e cana de açúcar.
Como principais projetos da Secretaria, ele destacou a manutenção de estradas e programas para melhorar as condições do solo na região.