Classificada como XCO Hors Class, a 2ª etapa em Araxá é a que mais oferecerá pontos para os competidores. O vencedor somará 100 pontos muito valiosos no ranking mundial, que definirá quem poderá correr na Copa do Mundo no Brasil em 2022
A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) traz algumas mudanças no regulamento e na organização para a temporada 2021. A 2ª etapa em Araxá foi ranqueada como XCO Hors Class e distribuirá 100 pontos para o vencedor. Além disso, a grande final, em Taubaté, foi transferida para dezembro, na data do aniversário de 374 anos da cidade. A tradicional etapa de Congonhas, vai para sua 19ª edição consecutiva, mas desta vez, será organizada no Parque da Cachoeira, com três modalidades, XCO, XCM e XCC para agradar a todos os gostos.
“Além das competições de ciclismo, todos os outros tipos de eventos como feiras e festas populares ficaram acumuladas no segundo semestre, o que realmente diminuiu as opções para todos. Mas, após muita negociação com as prefeituras, fechamos nossas datas em setembro e outubro. Com isso, decidimos abrir as três inscrições ao mesmo tempo, mas com as listas separadas, ou seja, o competidor pode fazer a inscrição para todas, ou só para algumas etapas, como preferir”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
Foto Crédito: Copa Internacional de MTB
Congonhas
As novidades no regulamento já começam na 1ª etapa, em Congonhas, de 3 a 5 de setembro, que volta a ser como XCO (cross-country olímpico) classe 2 pela União Ciclística Internacional (UCI) e oferecerá 30 pontos para o campeão. Os atletas da Super Elite feminina e masculina também competirão na Copa CIMTB Short Track (XCC), valendo mais pontos para o ranking mundial.
A competição tradicionalíssima de Congonhas, com 18 anos de história, terá provas de XCO para as categorias oficiais e de maratona (XCM) para as categorias da Copa Sense CIMTB de Maratona. Vale lembrar que, devido à oficialização da etapa pela UCI, é necessário ser filiado à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para competir nas categorias oficiais. As corridas serão realizadas no Parque Ecológico da Cachoeira, e também contarão pontos para o ranking brasileiro da CBC (XCO e XCC) e para o ranking mineiro da FMC (XCO).
Araxá
Classificada como XCO Hors Class, a 2ª etapa em Araxá é a que mais oferecerá pontos para os competidores. O vencedor somará 100 pontos muito valiosos no ranking mundial, que definirá quem poderá correr na Copa do Mundo no Brasil em 2022. A pista e a estrutura serão montadas pelo 19º ano consecutivo nas dependências do Tauá Grande Hotel, entre 1º e 3 de outubro.
“Estamos muito felizes de conseguir fazer o evento no Tauá Grande Hotel, após muitas dificuldades no início do ano. Pudemos contar com todo o apoio da administração do hotel e da Prefeitura Municipal, que vai confirmar a importância dessa parceria que já dura quase 20 anos”, lembra Rogério.
Taubaté
Para os atletas que estão de olho na classificação para a etapa da Copa do Mundo no Brasil em 2022, a grande final da CIMTB Michelin, em Taubaté, pode ser a última oportunidade de pontuar tanto no XCO quanto no XCC. A etapa será válida como classe 1 no XCO e oferecerá 60 pontos para o vencedor. Os competidores da elite masculina e feminina também correrão o short track (XCC), classe 3 pela UCI. Os atletas da categoria Júnior também devem ficar atentos a esta etapa, que será válida pela UCI Junior Series que é como uma etapa da Copa do Mundo para a categoria. .
A competição, que estava agendada para outubro, vai acontecer entre 3 e 5 de dezembro, nas comemorações dos 374 anos da cidade, no Parque Municipal do Itaim. Com uma excelente localização próxima ao Aeroporto de Guarulhos e ao lado da Via Dutra, é a primeira vez que a cidade recebe a CIMTB Michelin. As competições também vão contar pontos para o ranking brasileiro da CBC e para o estadual da Federação Paulista de Ciclismo (FPC).