A mobilidade urbana no Brasil é um desafio crescente que afeta a qualidade de vida das cidades e de seus habitantes. Com o aumento da população e a urbanização acelerada, as cidades enfrentam congestionamentos e falta de infraestrutura adequada. Muitas vezes, as opções de transporte são limitadas, levando a um aumento no uso de veículos particulares, o que agrava ainda mais o tráfego e a poluição. É com esse pensamento que o João Veras (PP) fez uso da tribuna da Câmara Municipal na reunião desta semana e solicitou ao Executivo, via Secretaria de Segurança Pública, a retirada de rotatória e instalação de semáforos e faixas de pedestres em frente ao Posto 2000, na divisa entre os Bairros Domingos Zema e Santa Rita. A Indicação de 75/2025 foi aprovada pelo plenário e encaminhada à Prefeitura de Araxá.

O vereador João Veras no uso da tribuna na Câmara Municipal de Araxá

Na justificativa do projeto, João Veras argumenta que o mencionado cruzamento representa um problema crônico de mobilidade urbana no Setor Norte de Araxá. Ele lembra que essa demanda foi a primeira apresentada por ele ainda no ano de 2021 e, desde então, a situação tem se agravado ainda mais, impulsionada pelo crescimento e expansão da região.

“Destaco que, ao longo desses anos, estive ativamente envolvido na busca por soluções para esse problema. Em maio de 2022, realizamos uma audiência com o Prefeito, o então Secretário de Segurança Pública, moradores e comerciantes da região, na qual foi apresentado e aprovado pela comunidade o projeto para a instalação dos semáforos. Em julho de 2023, os preparativos para a obra foram iniciados, mas, até o momento, a execução não ocorreu, gerando grande insatisfação da população local que vê nesta demanda, o maior gargalo de trânsito do Setor Norte de Araxá”, destacou.

Reunião com o prefeito, moradores e comerciantes para apresentação do projeto em 2022

O parlamentar afirma ainda que a ausência dos semáforos e faixas de pedestres continua resultando em: falta de organização no trânsito, causando confusão entre motoristas e pedestres; insegurança viária, aumentando o risco de acidentes; fluxo intenso de veículos de diversos portes, dificultando a travessia de pedestres e o tempo de espera elevado, principalmente nos horários de pico.

“Diante desse cenário, este vereador, juntamente com toda a comunidade do Setor Norte, cobram a efetivação das obras de instalação dos semáforos no local, dada a importância de organização e segurança viária condizente com as condições apresentadas”, arrematou.

Comentários estão encerrados