Ainda dá tempo de comprar ingressos para acompanhar as provas, com vendas online e no portão
de acesso durante os dias evento no Grande Hotel Termas de Araxá
Não é exagero dizer que a cidade de Araxá-MG é a atual capital mundial do mountain bike. Após sediar a primeira etapa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, na semana passada, o município será sede também da segunda etapa, a partir desta sexta (11/04). De acordo com o ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), divulgado nesta semana, 18 dos 20 melhores mountain bikers do mundo, entre homens e mulheres, estarão competindo nas famosas trilhas da cidade.
As maiores estrelas globais da modalidade desfilarão com toda técnica e qualidade durante os dois dias de disputa – que começam na sexta com o Short Track (XCC) e finalizam no sábado (12/04) com o Cross Country Olímpico (XCO).

Na Elite masculina, nomes como a lenda suíça Nino Schurter, o dinamarquês Simon Andreassen, o norte-americano Chris Blevins e o francês Victor Koretzky (campeão da primeira etapa no último domingo) prometem agitar a disputa de uma das provas mais importantes do mountain bike mundial.
Além dos estrangeiros, os brasileiros também são esperança de fortes emoções. Na primeira etapa da Copa do Mundo, o trio formado por Gustavo Xavier, Alex Malacarne (ambos da Specialized Racing BR) e Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) fez história: foi a primeira vez que 3 atletas brasileiros ficaram juntos entre os 12 primeiros colocados em uma edição da competição. Nomes como Luiz Henrique Cocuzzi, José Gabriel Almeira e Sherman Trezza também estão confirmados.
Entre as mulheres, a expectativa também é alta. Com 9 das 10 melhores colocadas no ranking mundial confirmadas em Araxá, a competição promete ser acirrada pelo lugar mais alto do pódio. A sueca Jenny Rissveds, a francesa Loana Lecomte, a suíça Alessandra Keller, a britânica Evie Richards estão na briga – assim como a sul-africana Candice Lill, atual número 1 do mundo, e a neozelandesa Samara Maxwell, vencedora da etapa inaugural da Copa do Mundo.
Representando o Brasil, grandes atletas como Raiza Goulão, Karen Olímpio, Isabella Lacerda e Hercília Najara também estão confirmadas na start list e são esperança de um bom resultado brasileiro.
Venda de ingressos para a Copa do Mundo
A boa notícia é que os ingressos para a segunda rodada ainda estão à venda – chance extra para quem quer acompanhar de perto os maiores nomes do mountain bike.
As entradas para a segunda etapa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series podem ser comprados online e também no portão de acesso do Grande Hotel Termas de Araxá. Os valores são de R$ 150,00 por dia.
Para fazer a compra, basta acessar: https://www.ticketsports.com.br/e/uci-mountain-bike-world-series-araxa-mg-70484. Estudantes, idosos (pessoas acima de 60 anos) e PCD (pessoa com deficiência) têm 50% de desconto na compra dos passaportes. A organização preparou um desconto especial de 75%, para os moradores da cidade-sede, Araxá-MG. Crianças de até 11 anos não pagam entrada, porém também precisam fazer o cadastro no sistema de venda de ingressos.
Programação de provas
Sexta –11 de abril
- 11h15 – UCI Cross-Country Short Track (XCC) World Cup | Feminino Sub-23
- 11h55 – UCI Cross-Country Short Track (XCC) World Cup | Masculino Sub-23
- 13h00 – UCI Cross-Country Short Track (XCC) World Cup | Feminino Elite
- 13h40 – UCI Cross-Country Short Track (XCC) World Cup | Masculino Elite
Sábado – 12 de abril
- 9h00 – UCI Cross-Country Olímpico (XCO) World Cup | Feminino Sub-23
- 10h45 – UCI Cross-Country Olímpico (XCO) World Cup | Masculino Sub-23
- 12h45 – UCI Cross-Country Olímpico (XCO) World Cup | Feminino Elite
- 14h45 – UCI Cross-Country Olímpico (XCO) World Cup | Masculino Elite
Onde assistir
Assim como a primeira etapa, haverá transmissão ao vivo das provas da Copa do Mundo de Mountain Bike. As competições das categorias Sub-23 irão ser transmitidas no canal do YouTube da WHOOP UCI Mountain Bike World Series – você pode assistir clicando neste link.
As transmissões das provas de Elite acontecerão em duas emissoras diferentes: Rede Minas e Bandsports. A Rede Minas transmitirá as disputas da Elite, tanto no XCC quanto do XCO, enquanto a Bandsports transmitirá apenas o XCO.
Para assistir pela Rede Minas, existem três caminhos: pela tv, pelo app da emissora e visitando o site clicando neste link.
Para quem está fora do Brasil, basta acessar o site oficial da competição para saber onde assistir de acordo com o país.
Nova pista para a segunda etapa
Para esta segunda rodada em Araxá, o circuito está cerca de 70% diferente em relação à primeira etapa. Novas trilhas, novos caminhos e novos obstáculos foram desenhados pelos trackbuilders, para tornar a competição ainda mais emocionante. Mesmo assim, os ciclistas não entrarão nele completamente às cegas: os treinamentos da semana permitem que eles pratiquem e se familiarizarem com as novas áreas técnicas complicadas.
“Está um circuito bem diferente do que foi na primeira etapa. Um circuito mais físico, com subidas duras e mais constantes. Acredito que continua sendo um circuito veloz, mas que a velocidade média será um pouco mais baixa do que na primeira etapa. Acredito também que a dinâmica de prova será diferente, os grupos vão andar mais separados, não acredito que estejam em disputa com um grupo tão grande como na primeira prova”, comentou Ulan.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial