Um assunto que causou grande repercussão em Araxá esta semana foi a pauta apresentada pela vereadora Maristela Dutra (PRD), na Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta semana. A parlamentar que ocupa o segundo mandato no Legislativo, abordou a falta de fornecimento de leite especial de alto custo por parte do município e solicitou alguns esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
![](https://jornalaraxa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Maristela-1.jpeg)
No documento, aprovado em plenário e encaminhado ao Executivo Municipal, a parlamentar solicita que sejam esclarecidos alguns questionamentos sobre o fornecimento de leite especial e de alto custo, apresentando os documentos solicitados, tais como: quais leites especiais de alto custo são fornecidos pelo Município?; Os leites especiais da marca Danone, Pregomin Pept está em falta desde qual data? Qual a data prevista para iniciar o fornecimento dos leites especiais? e quando foi aberta a licitação para aquisição dos leites especiais de alto custo. Ela também solicita que sejam apresentados documentos que comprovem a abertura da licitação, bem como o andamento da mesma.
Na justificativa Maristela Dutra diz que tais questionamentos se fazem necessários tendo em vista a frequente reclamação de falta de leite especial de alto custo, para bebês e crianças que precisam de uma alimentação especial, principalmente para aqueles que sofrem de intolerância a lactose.
“A intolerância à lactose é uma queixa muito comum no dia a dia do pediatra e do gastroenterologista pediátrico e que causa bastante ansiedade à família, pois está diretamente relacionada com a alimentação da criança”. As crianças, continua ela, “que necessitam do leite especial, e estão sem o fornecimento, estão sofrendo com alterações no intestino (diarreia com sangue), na pele (manchas, angioedema) e no sistema respiratório (tosse e bronquite), devido a falta do leite”, destacou
“As famílias não têm condições de adquirir o leite especial, uma vez que a lata de leite de 400 gramas custa aproximadamente R$300,00, e uma lata não é o suficiente nem para uma semana”, concluiu.