Empresa explica quem tem direito e como fazer a solicitação. Atualmente, 3.686 clientes possuem o benefício ativo no município

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou um levantamento interno e constatou que 583 famílias da cidade têm direito à Tarifa Social, mas ainda não solicitaram o benefício, que concede desconto de até 50% na conta de água.

Atualmente, 3.686 clientes possuem o benefício ativo no município. Podem solicitar a Tarifa Social aqueles clientes que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.

O supervisor comercial da Copasa, Wilson Souza, fez um incentivo para quem pode desfrutar do benefício, mas ainda não o solicitou. “Saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida, sendo assim é um direito de todos os cidadãos. Por isso é importante que os clientes mais carentes façam a adesão à Tarifa Social. Nos CRAS e nas nossas agências de atendimento também temos material impresso informativo a respeito do benefício”, disse.

Descontos

Conforme determinação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), mediante Resolução Normativa no 150/2021, quem consome até 20m³ tem o desconto padrão. Caso o consumo ultrapasse esse volume, o cliente terá alterações de acordo com o que foi excedido.

Wilson também explicou como o cálculo funciona na prática. “Se eu tenho a Tarifa Social, mas no dia da leitura foi constatado que eu consumi 30 mil litros de água, eu vou efetuar o pagamento com desconto sobre o volume dos 20 mil litros, e sobre os outros 10 mil, será efetuada a cobrança comum”.

Como solicitar

Para solicitar a Tarifa Social, primeiro o cliente precisa ir até o CRAS mais próximo, munido de CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa, comprovante de renda e de residência.

Feita a inscrição no CadÚnico, ele deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.

A solicitação pode ser feita presencialmente, na agência de atendimento, localizada na rua Augusto Luiz Coelho, número 190, bairro Santa Terezinha, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Se preferir, o cliente também pode requerer o benefício pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados.

Comentários estão encerrados