Araxá e, praticamente todas as cidades da microrregião estão na lista de municípios que podem,
potencialmente, serem atingidos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã desta quinta-feira (10 de outubro), alertas de chuva para Minas Gerais. Um alerta de tempestade foi classificado com grau de severidade de “perigo” e outro como “perigo potencial”. Juntos, os dois comunicados têm 858 municípios, mais do que o número de cidades no Estado, porque uma mesma cidade pode aparecer nas duas situações. Araxá e, praticamente todas as cidades da microrregião estão na lista de municípios que podem, potencialmente, serem atingidos.

Belo Horizonte, por exemplo, está apenas no alerta de perigo potencial. Conforme o alerta, que vale até a manhã desta sexta-feira (11 de outubro), a previsão é de chuva entre 20mm e 30mm no período de uma hora, ou até 50mm durante o dia. A tempestade deve ser acompanhada de ventos intensos de até 60km/h e queda de granizo.

Nessas condições, há a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O instituto orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado também que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Já 122 cidades estão no alerta de perigo até a manhã desta sexta. Nesse alerta, a chuva pode ser de 30mm a 60 mm por hora ou de 50mm a 100mm no dia. Os ventos podem chegar até 100km/h e também possibilidade de granizo, com risco considerável de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em Araxá

Araxá amanheceu nublado nesta quinta-feira, dia 10. A previsão indica possibilidade de garoa durante a manhã e à noite, e chuva à noite. A máxima para hoje é de 30ºC e umidade relativa do ar entre 45 e 95%. Deve chover 11,6 mm.

C/ Inmet

Comentários estão encerrados