Fogo começou após atrito de máquina durante corte de troncos e se espalhou rapidamente pelo terreno
Na tarde da última sexta-feira, dia 8 de agosto, por volta das 15h30, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da 2ª Companhia de Araxá, foi acionado para conter um incêndio em um amontoado de madeira em uma fazenda na rodovia MGC-428, km 30, zona rural do município.
A propriedade é utilizada para plantação de eucalipto e o fogo teria começado durante um procedimento de corte e nivelamento de troncos, quando o atrito de uma máquina provocou aquecimento extremo, causando a combustão do material.
As chamas se espalharam rapidamente pela área, que estava coberta com cavacos, galhos e casca de eucalipto, atingindo centenas de toneladas de madeira cortada e empilhada em lotes. Para conter o avanço, foram utilizados maquinários pesados no isolamento e retirada de material combustível, além do apoio de caminhões-pipa e brigadistas, que atuaram no combate direto à linha de fogo.
Apesar do esforço das equipes, não foi possível mensurar a quantidade exata de madeira destruída. Segundo os Bombeiros, a atuação rápida e a utilização dos recursos disponíveis na propriedade foram essenciais para impedir que o incêndio atingisse outra área de depósito de eucalipto cortado.
C/ Corpo de Bombeiros