Outros 15 municípios têm até 28 de julho para realizarem suas conferências
Mais de 140 mulheres participaram da primeira edição da Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, na última quinta-feira (26/6), em Araxá. Com o tema “Mulheres Mineiras – construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”, cada conferência vai reunir mulheres de 50 municípios de sua região, o que amplia as discussões e propostas.
Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais (CEM-MG), em parceria com o Instituto Periférico e com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o evento foi um espaço de diálogo e participação.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou a importância desse momento histórico de retomada das conferências após nove anos. “Esse é o espaço mais importante de escuta e participação do governo do Estado”, destacou.
Para a subsecretária de Política do Direito das Mulheres, Joana Coelho, “esse é o início de um diálogo qualificado com as mineiras. A participação ativa em Araxá fortalece a construção de políticas públicas mais justas e representativas”, avaliou.
“A roda mudou, o tempo mudou, o mundo mudou e as prioridades das mulheres também mudaram, então essas etapas regionais são muito importantes”, assinalou Bárbara Ravenna, presidente do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais (CEM-MG).
Para a secretária municipal de Assistência Social de Araxá, Lillian Pereira, “cada fala, cada abraço, cada ideia compartilhada deve ecoar por todos os cantos, gerando mudanças concretas”.
Conferência Regional de Araxá
A abertura oficial da conferência contou com a presença de representantes dos poderes municipal e estadual e da sociedade civil. A conselheira estadual da Mulher e representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Alaíde Morais, ministrou a palestra “Mulheres mineiras: construindo políticas públicas inclusivas e transformadoras”.
Em seguida, a secretária do Conselho Estadual da Mulher e servidora da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Anna Karla Ribeiro Silva, fez uma exposição sobre a importância das conferências e seu valor de escuta coletiva.
Apresentações artísticas do Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá (CAMTA-Araxá) e da dupla Ana e Guilherme, acompanhada por Lúcio na percussão, animaram a conferência, que também sediou a Feira de Mulheres da Economia Solidária.
As participantes debateram os temas em Grupos de Trabalho e apresentaram propostas. Na sequência, foram eleitas as delegadas que vão representar a regional de Araxá na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres: Mirtes Mirian Pereira, pela sociedade civil, e Maristela Dutra, pelo poder público.
Próximas etapas
Após a realização das Conferências Regionais e a eleição das delegadas, acontece a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, marcada para 27, 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. Da mesma forma, durante a Conferência Estadual, serão eleitas as delegadas que representarão Minas na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.
Projeto Mulheres de Minas
Fruto de um convênio que abrange a realização das Conferências Regionais, da Conferência Estadual e da participação das delegadas mineiras na Conferência Nacional, o projeto Mulheres de Minas também prevê a produção de materiais educativos, além da publicação de um relatório das conferências. A realização das conferências está a cargo do Instituto Periférico e conta com a organização do Conselho Estadual da Mulher de MG e do Governo de Minas, por meio da Sedese, e parceria da Codemge.