Os golpistas estão com novas técnicas para realizar golpes pelo WhatsApp. A tática agora é bem mais simples: A CRIAÇÃO DE PERFIS FALSOS. Se ligue nas dicas da Polícia Militar para não ser vítima desse tipo de golpe.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Organizacional do 37º BPM, os bandidos conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima pela compra ilegal de banco de dados ou pelo acesso à foto de perfil do aplicativo e, então, fingem ser você com um novo número para extorquir dinheiro de seus contatos.

Foto Divulgação 

Os criminosos buscam nas redes sociais pelos nomes e fotos das pessoas para serem usadas nas contas que aplicarão a extorsão. Para iniciar o golpe, muitas vezes a primeira mensagem que os criminosos enviam a familiares e amigos é “troquei meu celular”. Após uma rápida troca de mensagens, o criminoso faz a famosa solicitação de empréstimo de dinheiro para pagar uma conta ou realizar uma compra.

O golpe é uma nova modalidade, diferente dos registros anteriores. Não é o sequestro do perfil da vítima. Nesse caso, existe a criação de um novo perfil. Um novo número é vinculado à foto da vítima.

Confira estas dicas da Polícia Militar e evite ser vítima deste tipo de golpe:

– Ative a verificação em duas etapas;
– Altere as configurações de privacidade para que sua foto de perfil do whatsapp seja mostrada apenas para seus contatos;
– Evite utilizar a mesma foto de perfil em todas as suas redes sociais;
– Cuidado ao participar de grupos de whatsapp desconhecidos! Muitas pessoas mal-intencionadas entram nestes grupos para colher dados de possíveis vítimas;
– Tenha cuidado com os dados disponibilizados em redes sociais e evite deixar seus perfis abertos a todos;
– Caso receba uma mensagem suspeita, desconfie!
– Sempre entre em contato com a pessoa que está pedindo dinheiro por meio de ligação por voz pelo telefone. Além de confirmar a autenticidade da mensagem, você ainda pode alertar a pessoa sobre o golpe.

C/ PMMG

Comentários estão encerrados