A presidente do Instituto Movart, Wanêssa Borges, foi eleita delegada Estadual de Minas Gerais para a Conferência Nacional da Cultura, durante plenária realizada entre os dias 20 e 22 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Wanêssa obteve 62 votos, em disputa com mais de 60 agentes culturais de todo o estado mineiro.

Em março de 2024, delegações de todo país participarão da Conferência Cultural que será realizada em Brasília, e o tema será “Democratização e Direito à Cultura”. Na oportunidade, serão discutidas e promovidas propostas de políticas públicas culturais nos marcos legais, institucionalização, sistema nacional de cultura, participação social, democratização de acesso, identidade patrimônio e memória, diversidade cultural, economia criativa, trabalho e renda e sustentabilidade.

De acordo com Wanêssa, é uma grande conquista de Araxá e região que, certamente, definirá novos rumos de políticas públicas e culturais do país nos próximos anos. “São 25 anos contribuindo na construção de políticas públicas, fazendo arte e promovendo a cultura local, contribuindo em todos os segmentos”, destaca Wanêssa, com longa trajetória como dançarina, coreógrafa, diretora artística, produtora cultural e conselheira municipal de política cultural.

A Conferência Nacional de Cultura é o encontro de agentes culturais de todo o Brasil para o debates das políticas culturais. É organizado pelo Ministério da Cultura e precedido por conferências setoriais, estaduais e municipais de cultura.

Comentários estão encerrados