Faltando nove dias para o início do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, o Araxá Esporte Clube ainda vive a incerteza de entrar em campo ou não para a disputa da tradicional competição. O Mineirão 2024 começa oficialmente no próximo dia 31, e o primeiro compromisso do alvinegro mais querido é diante do Nacional de Uberaba, no Estádio Municipal Fausto Alvim. O time foi inscrito no Arbitral da Federação Mineira de Futebol no final de junho e caso não viabilize sua participação, o Ganso sofrerá sanção por parte da Federação Mineira de Futebol.
O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão será dividido em quatro fases: Primeira Fase, Quartas-de-Final, Semifinal e Final, com término previsto para 30 de novembro de 2024. Os jogos da primeira fase serão realizados em dez datas distintas, indo de 31 de agosto até 19 de outubro.
Na Primeira Fase, os clubes estão divididos em três grupos. O Grupo A conta com América-TO, Coimbra, Boston City, Contagem, Social e Tupynambás. No Grupo B, os times são Guarani, Atlético Três Corações, Inter de Minas, Villa Real, Poços de Caldas e Nacional. O Grupo C é composto por Araguari, Araxá, Paracatu, Essube, Uberaba e Uberlândia.
Os jogos da primeira fase serão em formato de ida e volta dentro de cada grupo. As duas equipes mais bem colocadas de cada grupo, além das duas melhores na classificação geral, avançarão para as Quartas de Final, previstas para os dias 26 de outubro e 2 de novembro. O sistema de classificação levará em consideração o percentual de aproveitamento das equipes em seus grupos.
Os vencedores das Quartas de Final seguirão para a Semifinal, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro, também em jogos de ida e volta. Os dois times com melhor desempenho avançarão para a Final e garantirão as vagas no Módulo II 2025. As partidas finais estão agendadas para os dias 23 e 30 de novembro, quando será decidido o campeão Campeonato Mineiro – Segunda Divisão de 2024.
Diretoria do AEC
Em entrevista recente para a reportagem da Rádio Imbiara 91,5 FM, o presidente do Araxá Esporte Clube, Jeferson Leite disse que o clube ainda busca investidores para viabilizar a participação na competição e que os contatos estão sendo mantidos diariamente. No bate-papo, o dirigente não disse que, se preciso for, ele mesmo compraria a SAF do clube.