Nesta sexta-feira (19/1), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável, com pancadas de chuva típicas do verão, especialmente no Centro, Oeste e Sul do estado de Minas Gerais. O ar seco e quente mantém o tempo estável no Norte e Leste mineiro. Em Araxá, a previsão para esta sexta-feira é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. Os termômetros giram na casa de 30ºC e a umidade relativa do ar é de 55%. A mesma tendência segue para sábado e domingo.

Uma nova frente fria no litoral do Sudeste brasileiro deixará o tempo muito instável e há previsão de chuva forte no Sul, Zona da Mata e Centro (incluindo a capital e Região Metropolitana) de Minas Gerais durante todo o fim de semana.

A chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai atingir o Rio de Janeiro, leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira. A partir de segunda-feira (22), grandes volumes também podem afetar o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Neste fim de semana (20 e 21/01), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste da Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade, entre sábado (20) e domingo (21), sobre o leste de São Paulo, sul, Zona da Mata e centro (incluindo a capital e Região Metropolitana) de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No sábado, a previsão do Inmet indica que a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Região Metropolitana) e áreas do litoral. Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

Posteriormente, a partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, situação que será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias.

C/ Inmet

Comentários estão encerrados