Em 2023, celebram-se os 130 anos de nascimento de Mário de Andrade, um dos principais expoentes do Modernismo e um grande pensador do Brasil. Para comemorar a passagem de uma data tão importante, o Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – o escolheu como Patrono de sua 11.ª edição, que acontecerá de 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo, simultaneamente, em formato figital – ou seja, presencial, em Araxá, e digital, pelas redes sociais.

Nascido em São Paulo, a 9 de outubro de 1893, Mário de Andrade foi um escritor, poeta, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro. Ele publicou seu primeiro livro, “Há uma gota de sangue em cada poema”, em 1917, aos 24 anos.

“Paulicéia desvairada”, sua segunda obra, também de poesia, foi publicada em 1922, ano em que Mário ajudou a organizar, ao lado de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Oswald de Andrade, a Semana de Arte Moderna. O evento, que promoveu apresentações de música, dança, recitais, palestras e exposições, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo e foi um marco para a deflagração do movimento modernista no Brasil.

O escritor modernista Mário de Andrade é o Patrono do 11° Fliaraxá, que acontece de 5 a 9 de julho

Defensor da criação de uma arte “mais brasileira” – um dos pilares do Modernismo –, que refletisse o povo e a história nacional, Mário foi um importante estudioso e pesquisador do folclore e da cultura do País, refletido em muitas das suas obras, como em “Macunaíma” (1928), romance que é um clássico da literatura brasileira. Ele é também autor de “A escrava que não é Isaura” (1925) e “O empalhador de passarinhos” (1944), entre outras obras.

Sobre o 11.° Fliaraxá

“Educação, Literatura e Patrimônio” é o tema do 11.° Festival Literário de Araxá – Fliaraxá –, que acontecerá de 5 a 9 de julho. Esta edição apresenta uma série de novidades, a começar pelo lugar que abriga a programação presencial: pela primeira vez, o evento será montado no Estádio Municipal Fausto Alvim. A estrutura inclui livraria, espaço para crianças, três auditórios para debates, além da área de gastronomia e um imperdível palco para as atrações musicais. Presencialmente, o Festival recebe nesta edição um grupo representativo de autores, como Eliana Alvez Cruz, Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório, Tom Farias, Juliana Monteiro e Jamil Chade.

– Serviço:
11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Comentários estão encerrados