Alegando receber com frequência reclamações por parte da população sobre a carência no atendimento médico infantil em Araxá, a vereadora do PDT, Fernanda Castelha usou a tribuna da Câmara Municipal na reunião desta semana para solicitar ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Araxá, a criação de uma ala exclusiva para atendimento infantil na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), denominada UPA Infantil ou UPA Pediátrica. A Indicação foi aprovada na Sessão Legislativa desta semana e encaminhada para a Prefeitura Municipal de Araxá.

A presente indicação, sustenta a parlamentar, fundamenta-se na necessidade de garantir um atendimento pediátrico especializado na UPA, com a presença de um médico pediatra disponível 24 horas por dia para melhor atender as demandas da população. O atendimento infantil, continua ela, requer um cuidado diferenciado, especialmente para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), hiperatividade e deficiências, que precisam de um ambiente mais acolhedor e humanizado. “Atualmente, a estrutura da UPA não oferece condições adequadas para esse tipo de atendimento, o que pode comprometer a qualidade serviço prestado”, destacou.
Espaço Único para Atendimento
Outro fator preocupante, apontado pela vereadora, é o risco de contágio que as crianças estão expostas ao compartilharem o mesmo espaço de espera com adultos, aumentando a possibilidade de transmissão de doenças, comprometendo a segurança e o bem-estar dessas crianças. “A criação de uma ala pediátrica proporcionará maior eficiência e agilidade nos atendimentos, pois permitirá que os exames necessários sejam realizados dentro da própria unidade, sem necessidade de deslocamento para outros locais. Isso resultará em diagnósticos mais rápidos e precisos, garantindo um tratamento mais eficaz”, sustentou.
“Diante desse cenário, esta Indicação é uma medida essencial para oferecer um atendimento pediátrico mais seguro, eficiente e humanizado, garantindo conforto, rapidez e precisão no diagnóstico das doenças infantis”, arrematou.