O comércio de Araxá será fechado novamente por determinação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. A medida foi decidida e anunciada pelo comitê em uma coletiva de imprensa para repassar as novas deliberações, na tarde de quinta-feira (18). Pela decisão, apenas comércios considerados essenciais, como supermercados, farmácias, padarias e açougues devem continuar abertos. Estabelecimentos como bares e restaurantes devem ter restrições.
A medida foi tomada pelo comitê pela falta de anestésicos e de bloqueadores neuromusculares, que são fundamentais para sedar pacientes em UTIs e em outros procedimentos médicos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. Com a pandemia de coronavírus, esses medicamentos estão em falta no Brasil e em Minas Gerais. O comitê decidiu fechar o comércio de Araxá, como forma de diminuir o risco de contágio por Covid-19.
A medida vai começar a valer a partir da próxima segunda-feira (22) e vai durar uma semana. Após isso, o comitê vai se reunir de novo para reavaliar a situação do contágio de coronavírus em Araxá, o abastecimento desses medicamentos e o índice de ocupação de leitos de UTIs para Covid-19 na cidade.