Treinamento contou com a participação de representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e
SAMU, além do envolvimento dos colaboradores, para aperfeiçoar planos de emergência e segurança
O Grupo EuroChem, um dos líderes globais na produção de fertilizantes, promoveu recentemente o exercício simulado anual de mobilização, atuação e abandono no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre. O treinamento busca analisar, auferir e aprimorar a eficácia dos procedimentos de emergência e segurança para garantir o bem-estar de colaboradores, parceiros e comunidades vizinhas à fábrica.
De forma complementar aos simulados relacionados ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração, previstos para novembro, o teste realizado em 29 de agosto simulou um cenário na planta química para mobilização e atuação dos sistemas de controle de emergência química e tecnológica, diante do início da operação da nova planta. Mais do que o engajamento e a participação de todos os colaboradores, dos quais foi exigido o reconhecimento do alarme, evacuação e direcionamento ao ponto de encontro, a iniciativa contou também com a presença, envolvimento e contribuições de representantes da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Para o Diretor de Operações da EuroChem Salitre, David Crispim, mais do que cumprir uma exigência legal, a simulação é a oportunidade ideal para aperfeiçoar os protocolos de segurança e a definição de ações corretivas, em linha com as premissas de saúde, segurança, transparência, responsabilidade socioambiental e gestão profissionalizada preconizadas pela empresa.
“Do ponto de vista de infraestrutura, sistemas e mecanismos implantados para monitorar a operação e minimizar riscos, estamos equipados com os melhores e mais modernos recursos disponíveis no mercado. A participação ativa, a capacitação e o treinamento de todos os colaboradores, ao lado das autoridades e órgãos de apoio como Defesa Civil e SAMU, são essenciais para o sucesso desses procedimentos e para a segurança em situações reais”, explicou Crispim.
O representante da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Regional Patos de Minas), Capitão Teles, analisou o resultado do treinamento. “Tivemos a certeza de que a EuroChem cumpre com todos os requisitos necessários para ter as licenças e autorizações que a possibilitam operar em Serra do Salitre.”
Já o primeiro-tenente e comandante do 5º pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Patrocínio, Welinton Tolentino Pacheco, ressaltou o comprometimento da EuroChem com a segurança e a eficácia dos seus planos de emergência.
“A empresa demonstrou seriedade e profissionalismo no manejo de vazamentos e acidentes com produtos químicos. O engajamento organizacional em segurança e treinamentos é notável. A colaboração com empresas privadas e instituições públicas, como Ambipar, Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Polícia Militar, tem sido efetiva, e o treinamento confirmou a capacidade da EuroChem de gerenciar situações de crise com eficiência”, observou Pacheco.
Sobre EuroChem
A EuroChem é um dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos únicos produtores dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fósforo e potássio. O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 30 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Seus produtos estão em mais de cem países.
Na América do Sul, além de Salitre, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e, na Argentina, com a EuroChem Emerger Fertilizantes.