Por Prof. Mestre Marco Aurélio Moreira
Vivemos uma era de transformações rápidas, onde a inteligência artificial e a automação estão mudando a forma como trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos com a tecnologia. Apesar disso, muitas pessoas ainda não compreendem como essas ferramentas funcionam ou como podem ser usadas de forma ética e eficiente no dia a dia.
Para ajudar a aproximar a comunidade desse universo, os alunos do curso de Sistemas de Informação do UNIARAXÁ estão desenvolvendo soluções automatizadas com o uso de inteligência artificial. O projeto faz parte da disciplina Projeto Integrador: Programação Disruptiva, e tem como objetivo principal criar automações que resolvam problemas reais.
Os alunos estão organizados em equipes e aplicando metodologias ágeis, como o Scrum[1], para dividir as tarefas em sprints e entregar as etapas de forma contínua. A iniciativa também conta com uma fase de pesquisa teórica para embasar as ideias e garantir a qualidade do desenvolvimento.
Durante o processo, os estudantes também estão desenvolvendo habilidades fundamentais como:
– Organização e gestão de projetos
– Comunicação, postura e oratória
– Apresentações em público e clareza ao transmitir ideias
– Trabalho em equipe e empatia com o público
As tecnologias utilizadas incluem conceitos de programação com C#, HTML, CSS e JavaScript, e os alunos estão integrando conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Algoritmos e Programação Orientada a Objetos.
Coordenado pelo professor Me. Humberto Gustavo de Melo, o projeto mostra que é possível aprender fazendo, enquanto se contribui com a comunidade e se discute o futuro da tecnologia de forma ética e responsável.
Ao final do projeto, cada grupo apresentará um protótipo usando inteligência artificial para resolver problemas do dia, como por exemplo: análise de currículos, gerenciamento de uma agenda de serviços, sistemas de sugestões, entre outros.
[1] É um framework ágil que auxilia equipes a se organizarem e trabalharem em direção a um objetivo comum, entregando valor ao cliente de forma iterativa e adaptativa
Um Abraço e até a próxima…
Marco Aurélio é coordenador e professor dos cursos superiores em Sistema de Informação e Análise de Desenvolvimento no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).