Um dos projetos esportivos mais premiados de Araxá, a Escola de Voleibol Meninas de Ouro divulgará, em fevereiro, via Instagram, as datas e horários das aulas abertas para as vagas remanescentes de 2024, para crianças de 8 a 14 anos. Em Araxá as aulas são realizadas nos ginásios do Santa Luzia e no Ginásio Santo Antonio. O Instagran do projeto é: meninasdeouro.oficial.

O Projeto Meninas de Ouro é totalmente gratuito e as alunas ganham o uniforme do projeto para a participação das aulas. As vagas do projeto são direcionadas para 70% das alunas de Escola Pública, e 30% e para alunas de Escola Particulares e bolsistas.

De acordo com a professora Andrea Galleguillos, uma das responsáveis pela execução do projeto em Araxá, os requisitos do Processo de Inscrição são: a criança estar matriculada na Escola; demonstrar interesse e alegria em aprender Voleibol; participar da Aula Aberta; ter o ano de nascimento compatível da Turma desejada e ter disponibilidade de Vaga na Turma. “Caso a candidata não consiga de imediato a vaga, será direcionada para o Grupo de Espera de Vaga no WhatsApp do Projeto, onde a gestão do projeto comunicará o surgimento de vagas ao longo do ano ou abertura de novas turmas”, destacou.

Andreia também destacou que as alunas têm aulas semanais, participam de jogos internos e do tradicional Torneio da Amizade entre Araxá e Sacramento, atividades complementares do projeto com palestras e campanhas de arrecadação de alimentos, onde são trabalhas as habilidades sócio emocionais como empatia, respeito, disciplina, amizade, união, resiliência, superação, foco, resiliência e outras desenvolvidas pelo esporte.

O Projeto

O Meninas de Ouro é um projeto realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte desde 2017, no entanto sua história teve início em 1997 com a idealizadora e técnica Bethania Melo natural da cidade de Sacramento, onde o Projeto começou.

Bethania Melo é Hexa Campeão Brasileira como técnica, a frente da seleção de Base de Minas Gerais, revelou diversas atletas para clubes profissionais dentro e fora do Brasil e tem como destaque a líbero Medalhista Olímpica Camila Brait, que teve sua formação nas categorias de base junto ao Projeto até seguir para outros clubes e para a seleção brasileira de base e adulta.

Em 2019 o Projeto crescei e alcançou um número maior de crianças e adolescentes, graças ao incentivo de grandes empresas da região. Dentre elas: CBMM, Bem Brasil, Zema, ENGIE e Cemig.

Assim, um novo polo pode ser aberto em Araxá, com a coordenação da Técnica Andrea Galleguillos, ex-atleta em São Paulo com expertise em Voleibol. Junto a Bethania Melo, estão à frente do Projeto Meninas de Ouro e realizam um importante e reconhecido trabalho de iniciação esportiva e na formação de atletas na região e em todo o estado.

Atualmente projeto atende mais de 300 crianças e adolescentes, muitas estão expostas a diversos riscos: o social, a ociosidade, aos problemas de saúde mental, a obesidade e gravidez na adolescência.

A metodologia do Projeto Meninas de Ouro acredita que o esporte possibilita à criança e ao jovem o estabelecimento de conceitos e valores do esporte, que podem contribuir para a formação de um cidadão ético, saudável e responsável socialmente.

O Projeto promove junto as famílias atendidas ações educativas e sociais, propondo palestras, campanhas solidárias e a participação da família em eventos do calendário da cidade, fortalecendo os laços do projeto, com a família e a comunidade.

Um ano cheio de conquistas

O Projeto Meninas de Ouro, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, desenvolve o Projeto Competições, que busca cultivar talentos da cidade e região, oferecendo um trampolim sólido para jovens atletas alcançarem patamares elevados no voleibol, proporcionando oportunidades tangíveis de crescimento e realização pessoal e quem sabe no futuro se profissionalizar.

Em 2023 as equipes de Competição das categorias Sub 14 e Sub 15 conquistaram grandes resultados.

– Na Taça Minas Gerais o Sub 14 e o Sub 15 foram os Campeões na Competição.

– Participaram pela primeira vez na Taça Paraná, o maior campeonato de Base da América Latina.- A equipe sub 14 ficou classificada na Série Ouro ao lado das melhores equipes do Campeonato na 6ª posição, tendo tido apenas uma derrota durante a competição.- A Equipe sub 15 disputou na categoria sub 16, ficou na série Ouro na 12ª Posição entre 56 equipes.

– No Campeonato Regional Mineiro o Sub 14 foi Vice-campeão e o Sub 15 medalha de Bronze.

– No campeonato Estadual Mineiro a Equipe Sub 14 alcançou o Vice Campeonato ficando a frente do Minas Tenis Clube, Olímpico e Dentil Praia Clube.

– A equipe Sub 15 no Campeonato Estadual Mineiro ficou com a Medalha de Bronze ganhando a partida contra o Dentil Praia Clube.

Para 2024 o projeto segue com novas metas de crescimento, para atendimento da demanda crescente de crianças e adolescentes, que aguardam a abertura de novas turmas, para isso busca novas parcerias privadas, que possam incentivar o projeto através das Leis de Incentivo ao Esporte ou por patrocínio direto, seguindo com o apoio e parceria das prefeituras das cidades de Araxá e Sacramento.

 

Comentários estão encerrados