Todas as barragens da empresa encontram-se em conformidade com as regras da ANM

A mineradora Mosaic Fertilizantes divulgou nota aos órgãos de imprensa na segunda-feira (23), informando que a Barragem B1/B4, localizada em Araxá, recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) no último dia 20 de novembro.

De acordo com o post, a declaração foi concedida por auditoria externa, conforme determina a Agência Nacional de Mineração (ANM). A empresa ressalta ainda que a referida estrutura está em processo de desativação da instalação nos termos da legislação, não devendo ter sua operação retomada. A barragem foi classificada em fevereiro de 2019 com nível de alerta 1 conforme o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), o que significa que foi detectada alguma anomalia.

Todas as barragens da Mosaic Fertilizantes encontram-se em conformidade com as regras da ANM e legislação aplicável, seguindo controles e procedimentos de segurança rigorosos, bem como não apresentam qualquer risco iminente de rompimento.

Para garantir a segurança de funcionários e comunidades, a empresa utiliza o Sistema Integrado de Gestão de Barragens (SIGBAR), que prevê um rigoroso monitoramento periódico – medição por instrumentos, interpretação contínua dos dados e inspeções rotineiras e ações preventivas para assegurar a máxima estabilidade e segurança das barragens.

Além disso, testes de sirenes e simulados de emergência são realizados frequentemente. Cada uma das estruturas da Mosaic Fertilizantes possui um Plano de Ação de Emergência (PAE) e qualquer eventual desvio identificado é imediatamente avaliado para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

C/ Ascom

Comentários estão encerrados