A Acia informa que diante da pandemia do novo coronavírus, sua posição sempre foi, e sempre será a favor da vida. A Entidade entende também os efeitos da atual crise econômica, assim como a difícil situação enfrentada pelos empresários araxaenses que estão com seus estabelecimentos fechados e, consequentemente, sem renda e sem condições de garantir a manutenção dos empregos.
Por isso a Entidade pleiteia junto à Prefeitura Municipal de Araxá e ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, a flexibilização para a reabertura do setor de comércio e de serviços em Araxá, a exemplo do que está sendo realizado em outras cidades da região, e também baseado nos números da doença divulgados pelo Comitê.
O posicionamento da Acia é de que cada comerciante tenha o direito de decidir se deve, ou não abrir, imputando a cada um, sua responsabilidade. E claro, acima de tudo, respeitando todas as regras sanitárias e de reabertura que forem estabelecidas pelo Comitê a fim de continuar evitando a disseminação da doença e o colapso do nosso sistema de saúde.
A Acia ressalta também que não faz parte do Comitê de Enfrentamento, mesmo após sua entrada ter sido solicitada oficialmente. Sendo assim, a Acia não participa diretamente da tomada das decisões, e não está ciente dos trabalhos internos realizados por eles, apenas das divulgações gerais.
A Acia, representada por toda a sua diretoria, permanece a disposição dos associados e das autoridades para auxiliar na transição e em todo o processo, para que este seja realizado da melhor forma possível, preservando a saúde das pessoas, o funcionamento das empresas e a manutenção dos empregos.
Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá
22 de abril de 2020