Aumento do número de deputadas, queda no percentual de renovação e um recordista de votos. Esses são aspectos que podem ser observados na nova composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, definida nas eleições de 2022.

Com a apuração dos votos concluída no estado é possível conhecer a nova composição do legislativo mineiro. Dos 77 parlamentares eleitos, 52 disputaram a reeleição e 25 são novatos. Entre os que manteram a representatividade no parlamento mineiro, destaque para o deputado estadual Bosco que parte para o quarto mandado na ALMG e foi eleito com mais de 70 mil votos. A renovação foi em torno de 32%, o menor percentual dos últimos 20 anos.

Plenário Presidente Juscelino Kubitschek – ALMG. Foto Divulgação 

Também foram eleitas 15 deputadas estaduais, o maior contingente histórico. Até então, a maior bancada feminina da casa contava 11 mulheres, nas eleições de 2002. Ainda assim, elas vão ocupar menos de 20 por cento das vagas do legislativo, apesar de representarem mais de 50 por cento do eleitorado mineiro. Na atual legislatura, nove deputadas exercem mandato.

Entre os deputados que vão compor a vigésima legislatura da Assembleia, que começa em primeiro de fevereiro de 2023 e vai até 31 de janeiro de 2027, os cinco mais votados disputaram a reeleição. O parlamentar mais votado foi o deputado Bruno Engler do PL com 637.412 votos. Ele conquistou o segundo mandato com a maior votação já registrada na disputa por uma vaga na Assembleia. Em segundo lugar, também disputando a reeleição, ficou a deputada Beatriz Cerqueira, do PT. A parlamentar obteve 248.644 votos. Para conferir a composição completa do parlamento mineiro basta acessar o portal almg.gov.br

C/ ALMG

Comentários estão encerrados