Segundo estudo da consultoria Conversion, movimentação no mês caiu 6,29% em comparação à maio, devido a sazonalidade e reabertura de lojas físicas

A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online. É o que aponta levantamento da Conversion, consultoria de SEO e marketing de performance. O setor online cresceu 39,7% em junho na comparação com o momento anterior ao novo coronavírus.

“Com as medidas de quarentena, as pessoas passaram a ficar mais em casa e usaram a Internet para comprar”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion. “Há um grande e irreversível movimento em prol do e-commerce, que está batendo recorde sobre recorde”, diz Ivo.

Por outro lado, quando se compara o mês de junho a maio, há uma leve queda de 6,28% no setor, que se deve a uma sazonalidade natural do mês (em maio há o Dia das Mães) e, possivelmente, ao início da reabertura de lojas físicas e shopping centers, ainda que parcialmente.

Turismo volta a crescer pela primeira vez

Outro dado que traz o levantamento da Conversion é que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o setor de Turismo (que acumula perdas de 74%) voltou a crescer e acumulou ganhos de 28% em relação a maio.

Ainda é muito cedo, entretanto, para dizer que tudo está ótimo. Com a reabertura gradativa, Diego Ivo vê um novo normal: “com a volta, é claro que as pessoas não vão ficar só em casa, mas os novos hábitos, especialmente os de consumir online, foram fortalecidos”, prevê o executivo.

Crescimento de setores durante a pandemia (junho x fevereiro)

Categoria    Crescimento
Eletrônicos    139,92%
Casa    83,04%
Moda    71,88%
Comida    61,66%
Pet    60,50%
Mercado    37,53%
Grande varejo    34,59%
Farmácia & Saúde    27,24%
Cosméticos    17,67%
Outros    16,42%
Educação & Livros    -2,57%
Importados    -10,09%
Turismo    -73,49%
Média geral    39,66%

Crescimento de setores mensal em junho (junho x maio)

Categoria    Crescimento
Turismo    28,06%
Comida    0,17%
Outros    -0,23%
Casa    -1,00%
Eletrônicos    -1,98%
Pet    -3,11%
Mercado    -8,45%
Grande varejo    -8,73%
Farmácia & Saúde    -9,54%
Moda    -11,71%
Importados    -11,86%
Educação & Livros    -12,90%
Cosméticos    -16,67%
Total geral    -6,29%

Uma nova corrida pelo e-commerce no Brasil

Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.

Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.

Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.

“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.

Ranking dos 50 principais sites de e-commerce (tráfego em milhões)

Marca Categoria Acesso em Junho (em milhões)
MercadoLivre Grande varejo 247,8
Americanas Grande varejo 124
Amazon Grande varejo 83,33
Magazine Luiza Grande varejo 70,08
Casas Bahia Grande varejo 58,87
AliExpress Grande varejo 33,43
Submarino Grande varejo 23,41
Elo7 Outros 21,12
Extra Grande varejo 19,33
ShopTime Grande varejo 18,7
Carrefour Mercado 17,02
Madeira & Madeira Casa 15,92
Dafiti Moda 15,57
Samsung Eletrônicos 15,45
PontoFrio Grande varejo 14,33
Leroy Merlin Casa 13,21
Apple Eletrônicos 12,34
iFood Comida 12,12
Riachuelo Moda 10,37
Gran Cursos Online Educação & Livros 9,768
Estratégia Concursos Educação & Livros 9,702
Natura Cosméticos 9,631
Lojas Renner Moda 9,129
Zattini Moda 8,229
Marisa Moda 7,835
Avon Cosméticos 7,313
C&A Moda 7,168
Fast Shop Eletrônicos 6,895
O Boticário Cosméticos 6,772
Wish Importados 6,704
Loja do Mecânico Outros 5,941
Estante Virtual Educação & Livros 5,862
eBay Importados 5,538
Ultra Farma Farmácia & Saúde 4,818
Saraiva Educação & Livros 4,573
Booking Turismo 4,516
Havan Grande varejo 4,063
DrogaRaia Farmácia & Saúde 3,942
Ricardo Eletro Eletrônicos 3,927
Petz Pet 3,847
Pet Love Pet 3,685
Drogasil Farmácia & Saúde 3,461
Polishop Eletrônicos 3,082
ShopFácil Grande varejo 2,581
Decolar Turismo 2,462
Pão de Açúcar Mercado 2,396
Growth Supplements Farmácia & Saúde 2,302
Decathlon Moda 1,952
ViajaNet Turismo 1,603
Livraria Cultura Educação & Livros 0,897

Metodologia

O levantamento foi realizado pela consultoria Conversion no dia 7 de julho de 2020, utilizando ferramentas de inteligência competitiva digital, tais como SimilarWeb e SEMRush.

Os dados deste estudo se referem ao tráfego dos principais sites de e-commerce, que foram selecionados de acordo com o critério de, majoritariamente, ser transacional (ou seja, vender online).

Sobre a Conversion (www.conversion.com.br)

Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. Sob o mote “Performance Criativa”, a Conversion alia dados, comunicação e inovação ao marketing de performance para alcançar metas audaciosas de seus clientes, com trabalho integrado em SEO, Mídias e Branded Content. Atende atualmente 40 empresas, entre startups e grandes organizações, e possui cerca de 60 colaboradores.

C/ Totum Comunicação

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