Emissora tem programação especial dedicada a iguaria mineira com equipe no Paraguai,
exibição de documentário, programa especial e cobertura da festa
Os modos de fazer o queijo minas artesanal estão prestes a se tornarem Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e a Rede Minas contribuiu para esse tesouro gastronômico se transformar em um bem do planeta. A emissora mineira produziu o vídeo sobre a iguaria que é apresentado no dossiê para a avaliação da Unesco. A decisão sobre a inclusão será anunciada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, que acontece nesta quarta (4), no Paraguai. A equipe da Rede Minas participa do evento e mostra a solenidade, ao vivo, na telinha. A emissora ainda apresenta uma programação especial dedicada à iguaria.
A inserção do queijo marca a entrada de Minas Gerais na lista de bens imateriais declarados como patrimônios da humanidade, pela Unesco, no Brasil. Atualmente, o país conta com seis bens: samba de roda no Recôncavo Baiano; arte Kusiwa; frevo; círio de Nossa Senhora de Nazaré; roda de capoeira; e o Complexo Cultural do Bumba meu Boi, do Maranhão. Todos são considerados, pela Unesco, como práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Festa do queijo nas ruas e na TV
Mesmo antes do anúncio, Minas Gerais se prepara para celebrar os modos de fazer o queijo minas artesanal, já patrimônio cultural do Brasil desde 2008. A festa acontece nas ruas e, também, na TV. A emissora exibe, às 16h30, o “Especial Rede Minas – Queijo Minas Artesanal”. O documentário foi produzido pela emissora mineira, em parceria com Iepha, e integrou o dossiê apresentado pelo Iphan à Unesco.
Tem festa na Praça da Liberdade com direito a show e degustação de queijos. A Rede Minas vai para o local mostrar esse grande evento. Quem dá o apito inicial é o programa Brasil das Gerais, direto do Palácio da Liberdade. Repórteres também marcam presença e dão todos os detalhes da reunião da Unesco e das celebrações em flashes e no Jornal Minas 2ª Edição, às 18h30. Para encerrar a celebração, a partir das 19h o público confere Marcus Viana e Coral Lírico Minas Gerais e um espetáculo de drones que prometem colorir o céu.