Amanhã, terça-feira, dia 25 de março, mulheres de Araxá terão um espaço democrático para debater políticas públicas e fortalecer a luta pela igualdade de gênero e ampliação de direitos. A 1ª Conferência Municipal da Mulher será realizada a partir das 13h30, na ACIA (Av. Getúlio Vargas, 365), com o tema “Democracia e Igualdade”.

A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Araxá. Foto Crédito: Freepik.com

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a conferência tem o objetivo de definir propostas que serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, convocada pelo Ministério das Mulheres. Durante o evento, também serão eleitas as sete delegadas que representarão Araxá nas próximas etapas.

Os debates serão baseados em três eixos principais: Igualdade no trabalho e acesso à educação; Enfrentamento da violência contra a mulher; e, Saúde integral das mulheres.

Na ocasião, serão apresentadas as propostas extraídas do Fórum Municipal realizado pelo CMDM em 2024, garantindo que as demandas da sociedade sejam levadas adiante.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo link disponível nos canais oficiais da Prefeitura (https://forms.gle/VsKCTwMT2Sb2vgEj7). No dia do evento, também será possível se inscrever para concorrer a uma vaga de delegada, que será eleita ao final da conferência.


Próximas Etapas

Após a fase municipal, as propostas seguem para a Conferência Regional, que reunirá representantes de 19 municípios e será sediada em Araxá, conforme convocação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

A conferência regional acontece até julho, a estadual até o mês de agosto e o encontro nacional está previsto para setembro.

A presidente do CMDM, Leany Tupinambá, destaca que a 1ª Conferência Municipal da Mulher marca um momento histórico para Araxá. “O primeiro passo foi dado em 2021, ainda na gestão do prefeito Robson Magela, quando ele criou o conselho municipal. Agora, este encontro é oportunidade para garantir um espaço democrático e participativo, onde a sociedade pode sugerir ações e contribuir para a construção de políticas públicas que terão impacto real no futuro”, destaca.

Comentários estão encerrados