Pesquisa TIM Ads mostra que 67% dos consumidores pretendem investir até R$ 300 com presentes,
triplicando o valor de 2024; e-commerce cresce

Os consumidores mineiros estão mais generosos e digitais neste Dia dos Pais. Pesquisa da TIM Ads – respondida por 1,7 mil clientes da operadora no estado, majoritariamente jovens de até 34 anos – mostra que 67% pretendem gastar até R$ 300 com a data comemorativa. O valor é três vezes maior que a média registrada em 2024, de R$ 100, e sinaliza uma mudança relevante no comportamento de consumo: mais investimento, escolha de presentes com apelo afetivo e uma diversificação no perfil dos presenteados.
O levantamento indica que, além dos pais, mais pessoas serão lembradas: embora 42% dos entrevistados afirmem que comprarão presente para apenas uma pessoa, o número representa uma queda em relação a 2024, quando 65% tinham essa intenção. Neste ano, outros familiares ganham espaço, como cônjuges (17%), avós (11%) e filhos (10%). E na lista de desejos, itens de uso pessoal lideram: roupas (23%), perfumes (19%) e acessórios (16%) estão entre os preferidos.
A digitalização do consumo também se intensificou. O Pix se consolidou como principal forma de pagamento, escolhido por 38% dos entrevistados, salto expressivo frente aos 16% do ano anterior. Dinheiro (24%) e cartão de débito e crédito (ambos com 14%) aparecem em seguida, revelando a convivência entre métodos tradicionais e soluções digitais.
As compras online também seguem em expansão. A preferência por lojas físicas caiu de 53% em 2024 para 46% neste ano, confirmando a consolidação do e-commerce como canal relevante.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.