Fugir das pegadinhas de marketing que oferecem descontos falsos e frete grátis, além de parcelar apenas
as compras planejadas de maior valor, desde que as prestações não tenham juros, são algumas orientações
Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) apontam que as compras para o Dia dos Pais devem injetar R$ 1,76 bilhão somente no comércio varejista da cidade, crescimento de 1,59% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o montante foi de R$ 1,73 bilhão. Na perspectiva dos lojistas, os consumidores devem investir R$ 247,54 por presente, valor 30,1% maior que o do último ano.
Os itens com maior expectativa de vendas são roupas (32%), acessórios (relógios, joias, óculos – 15%), cosméticos (11,5%), canecas, copos térmicos e garrafas (11,5%) e calçados (10,5%).
Para o economista e professor dos cursos de Gestão e Relações Internacionais do Centro Universitário UniBH, integrante do ecossistema Ânima, Fernando Sette Junior, é importante que o consumidor fique atento a algumas estratégias na hora das compras para evitar escolhas que impactem negativamente o bolso. “Muitos deixam para comprar em cima da hora, consequentemente acabam gastando por impulso ou se sentem pressionados a gastar mais do que podem. Essa decisão emocional, sem análise racional do orçamento, costuma levar ao uso do crédito de forma imprudente, o que pode gerar endividamento — especialmente em períodos de datas comemorativas”.

Nesse sentido, o especialista acredita que antecipar a compra, se possível, é um dos melhores caminhos para economizar. Isso porque quem se antecipa, ganha tempo para pesquisar valores com calma, acompanhar promoções reais e fugir dos preços mais altos, especialmente para datas comerciais mais previsíveis, em que os varejistas tendem a aumentá-los. “Comprar online pode ser mais econômico, já que as lojas virtuais têm menos custos fixos e mais competição direta de preços. No entanto, o consumidor precisa estar atento a algumas armadilhas. Primeiro, é importante usar comparadores de preço e ferramentas de histórico para garantir que aquele “desconto” seja real. Depois, é essencial ter um valor máximo definido e não ceder à tentação de adicionar mais produtos ao carrinho para alcançar o frete grátis ou por impulso. Além disso, deve-se comprar apenas de sites confiáveis, com boas políticas de troca e segurança digital”.
Quanto à escolha sobre parcelar ou não uma compra, o economista afirma que a estratégia pode ser útil em compras planejadas de maior valor, desde que o parcelamento seja sem juros e esteja dentro do orçamento mensal. “O grande problema, porém, é quando o consumidor acumula parcelas de várias compras diferentes e compromete sua renda futura”. Sette ainda lembra que, com os juros em patamares elevados – o que encarece qualquer tipo de parcelamento ou uso de crédito rotativo – atrasos mínimos no pagamento do cartão transformam uma compra simples em uma dívida cara.
Outro alerta do professor do UniBH para aqueles que ainda não compraram seus presentes e o farão nesta semana que antecede o Dia dos Pais, é ficarem atentos às ‘pegadinhas’ de marketing, comuns no comércio. “Descontos falsos em que o preço é elevado dias antes da promoção para simular um grande abatimento, e as estratégias de urgência artificial, como “últimas unidades” ou “somente hoje”, devem ser interpretadas com cautela pois pressionam o consumidor a decidir rápido, sem tempo para avaliar”. É importante também, conforme aponta o docente, não se deixar iludir pelo frete “grátis”, cujo custo muitas vezes já está embutido no preço final do produto.
Por fim, Fernando Sette deixa três dicas básicas para quem quer economizar na compra de presentes sem perder a qualidade. “Um orçamento realista antes de qualquer pesquisa, sem perder essa realidade; focar no valor simbólico [do presente], e não no seu preço: presentes personalizados, feitos à mão ou que envolvam experiências (como cozinhar algo especial) muitas vezes têm mais impacto do que itens caros. E, por último, vale sempre usar recursos como cupons, cashback e plataformas de comparação para encontrar o melhor custo-benefício possível”.