O mês mais romântico do ano promete movimentar o comércio em Minas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), 71,5% dos mineiros irão presentear no Dia dos Namorados. Comparado a 2023, houve um aumento de 12,2 pontos percentuais na intenção de compra, o que evidencia que este ano as vendas serão mais promissoras.

Perguntados sobre o local de preferência para realização das compras, 63,5% dos consumidores darão preferência às lojas físicas, enquanto 23,1% vão optar pelas lojas físicas e as lojas virtuais, e 13,5% vão comprar apenas nas lojas virtuais.

“A preferência pelas lojas físicas se dá pela comodidade em poder experimentar os produtos, e muitos consumidores não abrem mão disso, além das boas ofertas, claro. Aqueles que optam por dividir as compras em ambas as opções, estão buscando um mix do que os dois ambientes podem proporcionar. E os fãs das lojas virtuais acreditam que o e-commerce oferece promoções mais agressivas”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Com relação aos itens que serão mais procurados, a pesquisa aponta em primeiro lugar o Vestuário (41,7%), seguido por Cosméticos e Perfumaria (16,6%), Calçados (11%) e Floricultura (8,6%).

“Tais setores, além da preferência e costume, são definidos pela diversidade e por atender a todos os gostos e bolsos. Além de ser uma das maneiras mais assertivas para presentear, uma vez que são bens de necessidade”, afirma Vinícius Silva.

Apesar de o vestuário ser o queridinho entre os presentes, 61,1% dos mineiros disseram que ainda não decidiram o que comprar. Em 2023, esse dado correspondia a 56,3% dos entrevistados.

“Isso mostra que 2024 traz mais oportunidades para o varejo pois, com a devida preparação, pode-se maximizar os resultados. Principalmente porque o tíquete médio será de R$ 214,25, um aumento de 15% em relação ao valor gasto no ano passado (R$ 182,11)”, ressalta o economista da FCDL Minas.

Maioria vai celebrar em casa

Questionados sobre o local em que irão comemorar o Dia dos Namorados, 58,3% dos entrevistados disseram que será em casa e 35,2% irão para um bar ou restaurante.

“Aqui percebemos uma mudança cultural, tanto pelo aspecto econômico, quanto pela praticidade, pois hoje temos uma variedade muito grande de bons restaurantes em plataformas de delivery”, pondera Silva.

Em relação ao cenário econômico, na opinião de 68,5% dos entrevistados os preços dos produtos e serviços aumentaram, enquanto na percepção de 26,9% os custos permaneceram os mesmos de 2023. Tal comportamento dos preços fizeram com que 78,7% dos mineiros planejassem mais suas compras.

C/ FCDL-MG

 

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