Araxá promoveu a mobilização do Dia D de Combate à Dengue, com uma série de ações em diversos pontos da cidade, no último sábado (22). Entre as atividades realizadas, o mutirão de limpeza no bairro Max Neumann recolheu mais de 24 toneladas de materiais inservíveis, com o apoio de dois caminhões cata-treco.
A mobilização teve o objetivo de promover a conscientização e intensificar os esforços no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Simultaneamente, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizaram o resgate de imóveis fechados devido à ausência dos moradores durante a semana.
Além do mutirão e das vistorias, a mobilização incluiu blitzes educativas na Avenida Antônio Carlos e no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas com Senador Montandon. Mais de 2.500 panfletos informativos foram distribuídos, com o slogan “10 Minutos Contra a Dengue”. Um estande informativo montado no Calçadão da Rua Olegário Maciel de Araxá também ajudou a conscientizar a população com intervenções lúdicas.
A Secretaria Municipal de Educação foi parceira do Dia D, promovendo ações educativas com os estudantes durante o sábado letivo. Dentre as atividades, estiveram blitzes, com orientações dos alunos à população sobre como combater o Aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, a mobilização foi positiva, mas os cuidados da população devem prevalecer. “O mutirão de limpeza teve como prioridade o bairro Max Neumann, que foi identificado como uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti no levantamento do LIRAa em janeiro deste ano. Além disso, ações em toda a cidade levaram à conscientização de que, se não houver o cuidado necessário, os casos de dengue poderão voltar a subir”, enfatiza.
A realização do Dia D faz parte da campanha “Minas Unida contra o Aedes” da Secretaria de Estado de Saúde. Em Araxá, a mobilização contou com a participação de mais de 100 servidores municipais.