A primeira quinzena de dezembro deve ser chuvosa em praticamente toda Minas Gerais. De acordo com a previsão do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, as pancadas podem ocorrer de forma isolada e, por vezes, intensas. Dezembro é um mês de aumento natural do calor no Brasil pela proximidade do solstício de verão, que este ano ocorre às 6h21 do dia 21 de dezembro de 2024, hora de Brasília.

O abafamento é uma característica de dezembro, em que se observa um aumento da média das temperaturas mínimas no Centro-Oeste e no Sudeste. Para praticamente todo o Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Norte, a média de precipitação de dezembro é a primeira ou a segunda maior na escala anual. O Inmet alerta ainda que temporais e eventos de chuva volumosa são comuns em dezembro em todas as regiões do país.

Região Sudeste

Alternância entre semanas chuvosas com temperaturas próximas e/ou abaixo da média e semanas de calor intenso e pancadas de chuva típicas de verão.

– O verão de 2024/2025 será menos quente do que o verão de 2023/2024. Não serão observadas ondas de calor frequentes.
– Frentes frias mais frequentes passando pelo litoral e pela capital de SP, RJ, MG e ES que auxiliam na formação frequente dos corredores de umidade e ocorrência de ZCAS.
– No interior de SP as temperaturas são mais elevadas e as chuvas ocorrem em formato de pancadas. 
– Grande diferenças com dezembro de 2023:  dezembro de 2024 terá condições mais chuvosas e temperaturas mais próximas da média. 

O Tempo em Araxá

A terça-feira em Araxá será chuvosa pela manhã com tempo estável na parte da tarde e previsão de pancadas de chuva à noite. Os termômetros marcam mínima 20ºC e máxima de 26ºC com a umidade relativa do ar em 93%.

Na quarta-feira os termômetros devem marcar máxima de 26ºC e o dia será de chuva forte e trovoada pela manhã, tarde e noite. Na quinta, dia 5, chuva forte de manhã, sol a tarde com pancadas de chuva que vão até a noite. Na sexta-feira não há previsão de chuva, mas o dia será de muitas nuvens durante todo o dia. A máxima, de acordo com o Inmet será de 18ºC.

Recomendações da Defesa Civil durante a chuva:
  
– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. 
– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. 
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. 
– Atenção especial para áreas de encostas e morros. 
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). 
– Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. 
 – Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos. 
  
C/ Inmet

Comentários estão encerrados