Tempestade pode atingir os vales do Mucuri e Jequitinhonha, além do Norte do Estado. Araxá e cidades da região, previsão é de ‘chuvas intensas’
Em dois comunicados diferentes emitidos na manhã desta quarta-feira (20 de dezembro), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 550 cidades em alerta para chuvas nas próximas horas. No Vale do Mucuri, Norte de Minas e Jequitinhonha, a previsão é de tempestade. Para Araxá e algumas cidades da região, a previsão é de ‘chuvas intensas’.
Conforme o Inmet, 138 cidades mineiras estão no alerta para a tempestade. A condição vale da manhã desta quarta-feira até 10h de sexta-feira (22 de dezembro). A expectativa é de chuva entre 30mm e 60 mm/h ou 50mm e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos que podem variar de 60km/h a 100km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em casos de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.
Já o outro alerta emitido pelo Inmet engloba 412 cidades mineiras com risco de chuvas intensas. O cenário, válido até 10h desta quinta-feira (21 de dezembro), indica chuva entre 20mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos que podem chegar a 60km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Esse alerta engloba, além de Araxá, as cidades de Campos Altos, Ibiá, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.
C/ O Tempo