Novo Grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial contará com as participações de 30 produtores de leite. Visitas terão início dia 15

Mais 30 produtores de leite do município de Ibiá irão receber assistência técnica gratuita, pelo período de dois anos. O Sistema Faemg formou um novo grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Balde Cheio. A técnica de campo, Gianni Mendes, explicou que a aplicação de questionários junto aos produtores credenciados já está ocorrendo e as primeiras visitas para diagnóstico das propriedades ocorrerão a partir do dia 15 de novembro.

Uma das produtoras que integra o grupo é Valéria dos Santos. Há 18 anos, ela assumiu a propriedade ao lado da mãe, Célia Aparecida Rezende, após o falecimento do pai. “Sempre sentimos falta de ter um apoio profissional. Estou ansiosa para começar a assistência técnica, acredito que será muito bom para a nossa atividade”, ressaltou Valéria, que atualmente tem uma produção diária de 370 litros de leite, em média.

O agente de desenvolvimento rural e secretário-executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá, Lélio Lúcio Damásio, destacou que alguns produtores ficaram na ‘fila de espera’. “Estamos com o grupo fechado e alguns aguardando vaga. Fizemos uma reunião de sensibilização, que contou com a participação de produtores que já encerraram o programa. Eles falaram dos benefícios e isso foi um incentivo para àqueles que estão começando agora. Notamos que eles estão muito envolvidos com o programa”, afirmou. O último grupo do ATeG Balde Cheio no município finalizou a assistência em julho deste ano, com 22 produtores. Diorge Nogueira foi homenageado pelo sindicato por ter obtido melhor resultado.

O gerente regional do Sistema Faemg, Ricardo Tuller, ressaltou que o grupo de Ibiá é mais um dos novos abertos pelo Programa ATeG no Triângulo Mineiro nas cadeias da bovinocultura de corte e de leite e na agroindústria da cana-de-açúcar, no segundo semestre de 2022. “Estamos ampliando esta assistência na região, para que as orientações da nossa equipe beneficiem mais produtores”, completou.

O Programa ATeG é gratuito e trabalha a assistência técnica e práticas de gestão e sustentabilidade com pequenos e médios produtores rurais, pelo período de dois anos. As propriedades participantes recebem visitas mensais do técnico de campo.

Comentários estão encerrados