Mais de 20 mil pessoas devem passar pela Semana Internacional do Café (SIC), que começa nesta quarta-feira (08/11), em Belo Horizonte. No público presente, estará uma caravana do município de Campos Altos, promovida por meio de parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Sebrae. Conhecer as novidades para o setor é o principal objetivo do grupo de 20 cafeicultores.

“Nosso município hoje produz um dos melhores cafés da região e os produtores irão conhecer novidades e trocar experiências com outros cafeicultores também. É uma satisfação promover esta participação”, ressaltou o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Campos Altos, Hilton Antônio Dornela, destacando que a maioria do grupo é atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial Café + Forte, executado pelo Sistema Faemg Senar.

O cafeicultor Diego Assis Teixeira vai visitar a SIC pela primeira vez. “Estou bem empolgado, com esperança de adquirir muito conhecimento, em relação ao mercado, qualidade do produto e esses cafés especiais que são exportados para o mundo todo e que o brasileiro está aprendendo a degustar”, afirmou. Depois de 20 anos atuando no setor como técnico agrícola, dando assistência em propriedades, Diego investiu em sua própria produção. E começou bem: o café da primeira safra, da variedade Arara, foi campeão do concurso da Cooperativa Agropecuária de Campos Altos neste ano.

Foto Ilustrativa

Com o bom resultado no concurso, a participação na SIC será uma oportunidade para conhecer mais sobre cafés especiais. “Quero mais informações sobre este mercado, estou me preparando para participar de outros concursos e investir neste segmento”, completou.

Já o casal de produtores Ênio Simões Chagas e Leila Maria da Silva irá participar da SIC pela terceira vez. “O evento é muito bem organizado e sempre agrega bastante conhecimento. Como somos pequenos produtores, lá é uma oportunidade para ter informação de mercado e conhecer as inovações. Temos vontade de fazer um café especial a partir do próximo ano”, explicou o casal, que foi assistido pelo ATeG Café + Forte até este ano.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a SIC é o maior evento nacional do setor cafeeiro e gera muitos negócios. “Incentivamos que os produtores aqui da região estejam presentes para que possam conhecer as novidades deste mercado, se preparando para as próximas safras e para buscar formas de agregar valor ao produto”, afirmou.

O Evento

A 11ª edição da SIC tem como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”. Durante os três dias, de quarta a sexta (08 a 10/11), serão promovidos mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023 e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.

A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. Conta com o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee. O evento acontece na ExpoMinas.

Comentários estão encerrados