Somente no mês de agosto em Araxá, a Polícia Militar registrou três ocorrências de golpe do “falso boleto” relativos à uma empresa financeira. Nesta modalidade de golpe, a vítima acessa um site falso achando que se trata do site verdadeiro ou liga em um número de contato disponível no site. Porém, como o site é falso, a vítima é direcionada para um número de whatsapp em que o suposto atendente lhe envia o boleto falso a ser pago e até mesmo simula negociações de quitação de dívidas.

A Polícia Militar alerta toda a população:

SE PREVENIR É SEMPRE MELHOR, ENTÃO, QUANDO DESCONFIAR DE QUALQUER SITUAÇÃO, SEJA POR E-MAIL, TELEFONE OU PESSOALMENTE, NÃO INTERAJA DE FORMA ALGUMA E ENTRE EM CONTATO PELOS CANAIS OFICIAIS DE ATENDIMENTO;

JAMAIS REALIZE TRANSAÇÕES FINANCEIRAS OU RECEBA BOLETOS PELO WHATSAPP;

FINANCEIRAS NÃO SOLICITAM NENHUM TIPO DE DEPÓSITO ANTECIPADO PARA CONCEDER EMPRÉSTIMOS OU FINANCIAMENTOS. É GOLPE!

Dicas da BV Financeira para não cair em golpes:

– Nunca entre pelo site clicando em links de outras páginas. Acesse diretamente o site oficial: https://www.bv.com.br
Boletos falsos

– Como existem muitos documentos adulterados com perfeição pelos golpistas, sempre utilize o carnê da BV ou gere seus boletos pela Minha BV.

– Caso a origem do boleto seja por outro canal, confira o “beneficiário final” antes de confirmar o pagamento em aplicativos e sites ou pergunte ao atendente se estiver em bancos e lotéricas: se não for B.V. Financeira S.A C.F.I., é uma fraude.

Depósito antecipado

– Nós nunca pedimos nenhum tipo de pagamento antes que você receba o crédito na sua conta.

– Em geral, os argumentos mais usados em fraudes para pedir dinheiro antecipadamente são: antecipação de parcelas, taxa de cadastro e administrativa e contratação de avalista.

E-mails e telefonemas enganosos

– São e-mails manipulados com o intuito de fazer o cliente realizar operações fraudulentas. Quando os textos tiverem erros gramaticais, solicitarem dados pessoais ou pedirem para clicar em links e fazer downloads incomuns, atenção! É fraude.

– A mesma atenção vale para chamadas recebidas que requisitam informações importantes, como por exemplo a senha do cartão. Nesses casos, verifique a identidade da pessoa, desligue e entre em contato por meio dos canais oficiais.

Sites adulterados

– Na hora que estiver acessando os sites da BV, fique de olho nos endereços (URLs) que aparecem no seu navegador. Os nossos sempre terão “bv.com.br/”

– Se for levado a qualquer página da internet que apresente um endereço suspeito, não clique em nada e feche-a imediatamente.

Cuidados na aprovação de crédito

– Durante nosso processo de análise, é importante reforçar que nunca pediremos valores antecipados, como tarifas, contratação de avalistas e outros.

– Não nos responsabilizamos por depósitos efetuados em outros bancos para esses fins, então desconfie dessas práticas e fique atento.

Evite imprimir os boletos

– Os fraudadores utilizam um vírus para adulterar dados do boleto, ele altera informações como valor e conta/beneficiário que o dinheiro será depositado, e o vírus entra em ação ao imprimir o boleto.

– Uma dica para evitar cair nesse golpe é entrar na Minha BV, emitir o boleto por lá e manter o antivírus do seu computador ou celular sempre atualizado.

Use o DDA (Débito Direto Autorizado)

– O DDA é um tipo de cobrança na qual o boleto é enviado diretamente para a sua conta, uma ferramenta criada pela Febraban (Federação Nacional dos Bancos). Importante deixar claro que o DDA é diferente de débito automático, vale entrar em contato com sua instituição financeira para verificar sobre esse serviço e se possui taxa ao aderi-lo.

– Ele evita fraude por poder ser acessado somente pelo próprio cliente e por meio eletrônico, evitando a impressão dos arquivos ou que eles sejam enviados por e-mail, dando margem para os fraudadores agirem.

C/ Ascom/PMMG

Comentários estão encerrados