Cinco pessoas foram presas pela Policia Militar por invasão de novas áreas públicas somente nos últimos dias em Araxá. A operação aconteceu após denúncias realizadas por moradores próximos aos locais, que relataram que algumas pessoas estavam iniciando construções de barracos de forma ilegal.


Após as prisões, o Comitê Integrado de Prevenção e Combate à Invasão de Áreas realizou a remoção das estruturas construídas ilegalmente. O crescimento urbano desordenado é uma das principais preocupações da cidade há vários anos.

O Comitê Integrado de Prevenção e Combate à Invasão de Áreas de Araxá tem como objetivo promover uma ação conjunta entre Executivo, Legislativo, Forças de Segurança e demais órgãos para desenvolver e implantar projetos habitacionais voltados às necessidades da população de baixa renda, além de buscar uma solução para a atual situação de áreas invadidas na cidade.


O trabalho de fiscalização e prisão dos infratores ocorrerá de forma periódica para evitar novas ocupações irregulares.

Um estudo coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), aponta que 302 famílias vivem em áreas invadidas no município, sendo apenas 65 araxaenses.


Do total, 182 famílias vivem com menos de um salário mínimo. Ao todo, são 943 pessoas, sendo 564 adultos e 379 crianças. A maioria está desempregada.

Comentários estão encerrados