Evento celebrou a união entre o esporte e a cultura no Parque do Barreiro

O Araxá Festival – Jazz e Blues chegou ao fim na noite deste sábado (29), após dois dias de música e integração cultural no Parque do Barreiro. Realizado paralelamente à Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB), o evento trouxe ao palco grandes nomes do jazz, do blues e da música instrumental.

A programação reuniu um público diverso, formado por moradores, turistas e atletas que participaram da CiMTB. Segundo Marcelo Mamede, coordenador do festival, a edição foi um sucesso. “Foi muito bacana essa edição. Só temos a agradecer a todos que estiveram conosco e dizer que no ano que vem estaremos de volta”, afirmou.

Sábado

No sábado, a festa começou com a Uberland Street Band, trazendo a energia do jazz Dixieland para o público. Em seguida, o Pedro Amui Quarteto apresentou Sangue Latino, show que destacou ritmos como bolero, rumba e salsa. O encerramento ficou por conta da Blues Beatles, banda que faz releituras do quarteto de Liverpool com arranjos de blues.

Para Marcus Viana, vocalista da Blues Beatles, a proposta da banda permitiu uma conexão única com o público. “Nós fazemos versões dos Beatles em blues, mas a gente mistura bastante o público, tanto de pessoas que gostam de blues e que de repente não gostam tanto de Beatles, quanto gente que ama Beatles e fica curiosa sobre como tocamos diferente. Essa fusão deu muito certo”, conta.

O pianista Pedro Amui também destacou o papel do festival na união de culturas. “O grande lance da música é que ela une as pessoas. Não importa se elas falam línguas diferentes, se vieram de países diferentes. O Festival Araxá – Jazz e Blues é sobre isso. É sobre união. E a nossa história com a música latina tem que ficar cada vez mais próxima”, finalizou.

Sobre o Araxá Festival

Esta foi a segunda edição do Araxá Festival – Jazz e Blues. Em 2023, o evento também levou música de qualidade à Copa Internacional de Mountain Bike e foi um sucesso. Segundo a organização, a iniciativa de incluir o Araxá Festival Jazz e Blues dentro da programação da CiMTB reforça a vocação da cidade para sediar grandes eventos culturais e esportivos.

O festival é realizado pela Moinho Cultural e conta com o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, além do apoio da CiMTB. A entrada em ambos os eventos foi gratuita.

A história da CiMTB

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Comentários estão encerrados