Relatórios de vistorias são enviados ao IPDSA para identificação e notificação do proprietário do terreno para realização de limpeza
O Corpo de Bombeiros Militar iniciou neste mês a operação “Alerta Verde” que consiste na realização de vistorias em lotes vagos, onde se verifica o tamanho do terreno, tipo de vegetação existente, altura da vegetação, presença de lixo/entulho, proximidade de muros/residências.
Os relatórios de vistorias são destinados ao IPDSA – Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá para identificação e notificação do proprietário do terreno para realização de limpeza.
Finalidade da operação
– Disseminar na população mineira a cultura de prevenção a incêndio em lotes vagos;
– Buscar efetividade nas vistorias em votes vagos já realizadas nos anos anteriores;
– Demonstrar aos municípios a importância da fiscalização na prevenção aos incêndios e lotes vagos;
– Conscientizar e orientar os proprietários de lotes vagos quanto a importância de manter os terrenos limpos;
– Conscientizar a população quanto os riscos de atear fogo em lote vago;
– Orientar a população a fazer contato com o Corpo de Bombeiros, solicitando vistorias em lotes vagos com vegetação alta e com risco de incêndio próximo a residência;
– Diminuir e incidência de incêndios em lotes vagos no município de Araxá, tendo em vista que em 2020 ocorreu um aumento de 50% nos atendimentos por parte do Corpo de Bombeiros em relação a 2019.
O tenente Ricardo informa que a operação registrou várias vistorias no ano passado. “Em 2020 realizamos 608 vistorias em lotes vagos em Araxá, sendo constatado vegetação muito alta e seca, propícia para incêndio, presença de roedores e vasilhames com água parada”.